O Fórum Nerd foi convidado a conferir o filme em uma cabine de imprensa à convite da Imagem Filmes.

Adaptação do livro de mesmo nome lançado em 2002, o filme se propõe a contar uma história que conecta duas famílias vizinhas que são amigas, mas em um momento de luto e dor, as coisas começam a mudar.

Situando-se dentro do drama, logo nos primeiros minutos já somos levados até o momento em que um acidente tira a vida do filho de Celine (Anne Hathaway). Além da dor dos pais, a perda afeta bastante a Alice (Jessica Chastain). O que antes era uma bonita relação de amizade, em pouco tempo tudo fica estremecido. Celine culpa Alice pelo ocorrido, mesmo que não diretamente, enquanto Alice desconfia da vizinha devido a outros acontecimentos.

Mesmo não sendo um filme longo, a duração mais curta não impacta na ‘desconstrução’ da amizade entre as famílias, e isso é muito positivo, já que em projetos do mesmo gênero, essa pressa do roteiro acaba atrapalhando bastante. Tudo flui de maneira coesa, de modo que o público consiga acreditar na sequência dos acontecimentos que é mostrada.


Estreando na direção, Benoît Delhomme traz sua experiência como diretor de fotografia trazendo cores vibrantes que traduzem bem os momentos em que os personagens estão vivendo. Alice sempre usa vestidos floridos, enquanto Celine usa cores mais escuras, um simples detalhe que retrata bem o que elas estão passando. Porém, o filme se passa praticamente dentro da casa das duas famílias, tendo pouquíssimos ambientes externos trazidos para a tela.

Jessica Chastain está ótima no longa. Com mais tempo de tela, a história acaba sendo contada sob seu ponto de vista, e assim se torna nossos olhos para a história. Anne Hathaway também está bem, mas sofre com as revelações de sua personagem que causam grande impacto na trama, e por não ter uma minutagem maior em cena, acaba fazendo com que algumas de suas atitudes não soem com tanta naturalidade.

“Instinto Materno” é um bom drama que aborda sacrifícios, dor e luto, e nos mostra o quanto as pessoas podem mudar quando estão em seus momentos mais delicados e frágeis.

Nota: 8,0

O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 28 de março de 2024.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem