Estreando no catálogo da Netflix no dia 02/11, a minissérie “Toda Luz Que Não Podemos Ver” é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Anthony Doerr, lançado em 2014.

Em uma França ocupada pelos nazistas, uma garota cega e um jovem soldado alemão acabam se conectando através da paixão pelo rádio e pelos ensinamentos do ‘professor’.

Contendo apenas 4 episódios, a obra dirigida por Shawn Levy (O Projeto Adam) estabelece seus protagonistas de um modo que não deixa dúvidas sobre as motivações de cada um. Marie (Ana Mia Loberti) é uma jovem garota deficiente visual extremamente inteligente, e é muito bem cuidada por seu pai (Mark Ruffalo). Werner Pfennig (Louis Hoffman) é um jovem soldado alemão que não se importa com a guerra, e descobre através do rádio as transmissões de Marie, e mesmo que a distância, procura a proteger, e o destino dos dois os ligam ao Etienne (Hugh Laurie).

Com uma bela cinematografia, a série contém lindas paisagens e ótimos enquadramentos. Dando mais espaço a alguns personagens em cada episódio, o roteiro é competente ao estabelecer todos os principais de modo satisfatório. As motivações de nenhum são duvidosas, tudo é muito bem estabelecido.


Um ponto interessante é que, embora a obra não tenha o foco de nos posicionar exatamente sobre aquele momento da 2ª guerra mundial, ela ainda nos mostra outros pontos bem tristes que acontecia na Alemanha nazista, principalmente sob o ponto de vista do Werner. Uma nação onde buscava ensinar para suas crianças apenas o que era interessante pra eles, sem estímulos a outros tipos de culturas, e com um treinamento extremamente desumano.

O elenco é muito bom. Mesmo sendo uma estreante na atuação, Ana Mia Loberti está muito a vontade em seu papel. Ela consegue nos transmitir todos os sentimentos de sua personagem com muita clareza. Outro que está igualmente ótimo é Mark Ruffalo, interpretando um cuidadoso pai que não mede esforços para proteger sua amada filha. Ainda completam o elenco principal Louis Hoffmann e Hugh Laurie, igualmente competentes.

“Toda Luz Que Não Podemos Ver” é uma tocante obra que nos mostra que, mesmo em tempos difíceis, nossas relações e sentimentos nos fortalecem e mostram os caminhos que devemos seguir.

Nota: 10

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem