Quarto episódio da segunda temporada de Loki é regular em uma temporada irregular que pouco avança

Joss Whedon escreve sobre sua vida como leitor de quadrinhos da Marvel na introdução do encadernado de Terra X, descrevendo como as HQs amadureceram ao mesmo tempo que ele também amadurecia. Ao ficar mais velho, as tramas ficavam mais complexas, os personagens mais humanos, os escritores mais argutos, e o alcance das narrativas só pareciam aumentar; mas aí vieram os anos 90, década marcada pelos especuladores de mercado estragando a indústria e as HQs abarrotadas de momentos massaveio. 

Me parece que filmes e séries do MCU não amadurecem, e não acho que isso se trata de uma questão estritamente sobre liberdade criativa versus policiamento de produtor, apesar de que é evidente que Kevin Feige contrata esses diretores indie darlings não por causa de uma suposta sofisticação que eles podem trazer para os projetos, mas porquê são mais fáceis de controlar e comandar. A trilogia do Homem de Ferro foi uma que amadureceu a cada filme, mas além disso, não há muito no MCU que não seja simplista e preto no branco. 

Não é uma questão de classificação indicativa, não clamo por outro Logan, e os filmes do Deadpool são feitos para garotos de 14 anos; o terceira sem dúvida será tão juvenil e adolescente quanto os anteriores. Se trata de transcender as limitações do gênero, pôr o foco no humano e não no 'cânone' e linhas do tempo e fanservice — algo além de fazer conteúdo para ser consumido e então descartado, doutrinando os espectadores a se importarem apenas com as cenas pós-créditos, num estado constante de ansiedade e espera pelo futuro, sempre na expectativa pelo próximo filme ou série, pelo próximo filme-evento; o filme/série que está sendo vista no agora nunca basta, logo o presente também não. 

Ainda espero o MCU ter um projeto como Batman do Matt Reeves, que é simples mas não simplista, inspirado por filmes dos anos 70 e HQs como Batman: Ego, que possui camadas, sabe ser sério sem sacrificar o humor (enquanto filmes do MCU são péssimos com sua superexposição do humor, sacrificando então a seriedade), que apresente uma narrativa real além de construção de universo, priorizando assim personagens, trazendo um texto que permita leituras políticas e psicológicas e não se exaure depois do final.


O que isso tem a ver com o quarto episódio de Loki? Tudo e nada. Perdoe-me, mas estou cansado do multiverso, do humor millenial com suas infinitas e intermináveis sacadas engraçaralhas (o personagem chamado Ouroboros dizer "é como uma cobra engolindo sua própria cauda" é sacanagem) e das convenções e clichês do MCU. Vejo uma recusa em amadurecer. O quarto episódio não é uma desgraça completa, a nota que dei é generosa, mas é que ele apenas confirma esse meu cansaço com o gênero.

Me atentei ao design de produção que é consistente e legal, tentando fazer algo diferente com esse visual retrofuturista anos 60, o uso de sets reais dá um frescor quando tantos filmes e séries de super-heróis acabam dependendo demais do CGI e a performance carismática do Ke Hu Quan, enquanto o resto tudo beira ao regular e aceitável. A direção que está sendo bastante elogiada não me impressiona, só me faz lembrar do que o Godard disse sobre diretores modernos fazerem firulas com suas câmeras, todos esses movimentos desnecessários são apenas um fim em si mesmo. A atuação do Majors tá melhor aqui do que naquela tristeza que é Quantumania, mas ainda assim, ele como Victor Timely é ridículo. Sim, essa é a intenção, e eu gosto de atuação exagerada quando a mesma cumpre o que realmente se propôs, mas o que noto no Timely do Majors é apenas um exagero seguro e que não extrapola de verdade, uma caricatura chata, essa sim trazendo o real ridículo. O Majors iria fazer bem se adotasse a atuação sóbria do Owen Wilson, que só marca presença mesmo, tá na série puramente pelo cachê. Isso eu respeito. Tomara que esteja ganhando bem.

Enfim, mais dois episódios pela frente e eu só tenha a certeza de que quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem a mesma. No final, a segunda temporada de Loki vai ser melhor que Invasão Secreta, o que não é uma tarefa difícil, mas irá continuar o histórico decepcionante dessas séries da Marvel na Disney+.

Nota: 6

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem