O Fórum Nerd foi convidado para assistir o filme em uma cabine de imprensa á convite da Synapse Distribuition.

Nosso Amigo Extraordinário, do original, Jules, é um filme que foi lançado recentemente em 2023, sendo dirigido pelo produtor Marc Turtletaub, conhecido principalmente como um dos produtores do indicado ao Oscar, Little Miss Sunshine e escrito por. Nessa comédia dramática com elementos de ficção científica, somo inseridos na vida de Milton, interpretado pelo o ator Ben Kingsley, que na sua velhice, vive uma vida monótona em sua cidade natal, além de começar a apresentar sintomas de doenças mentais, e a teimosia do personagem em tentar lidar com elas, acaba criando um pouco de conflito com sua filha Denise (Zoe Winters).

Porém a vida dele acaba mudando, não de forma tão drástica quanto se parece, quando um pequeno alien acabar por bater a nave contra seu jardim. E seguindo essa relação inesperada, duas outras senhoras que moram na mesma comunidade acabam por descobrir sobre a existência do alien, Sandy (Harriet Sansom), um pouco mais amigável, mas que fica mais chocada e incrédula com a existência do extraterrestre, que acaba, junto de Milton, nomeando ele de Jules (Ta aí o título do filme), e Joyce (Jane Curtin), que começa um pouco mais agressiva com a criaturinha, mas também "desenvolve" uma relação com ele, mas o nomeia como Gary

E é sobre isso que é o filme. O alien, mesmo ainda sendo a inexpressiva figura central da obra, sendo interpretado pela dublê Jade Quon, ele é quase um instrumento, um simples pano de fundo para apresentar uma história de conexão entre entre 3 velinhos, que com seus objetivos e medos diferentes, conseguem encontrar um catalisador num extraterrestre.

A obra contém um humor bem "deadpan", principalmente pela seriedade que os personagens, levam a situação que assola durante o filme, onde ele age com a maior normalidade possível, praticamente. O que não significa que a atuação de Kingsley seja totalmente inexpressiva, por exemplo. O que é apresentado por ele é só uma das facetas do personagem, mas que ele faz muito bem durante o filme, mas também que nem sempre vai funcionar. Contudo, mesmo que goste muito do personagem de Ben, e sua relação com Denise, ainda houve um encanto maior com as personagens de Harriet e Jane, principalmente na Joyce, que provavelmente é a melhor personagem do filme

Isso também relaciona-se com o alien, que é passivo praticamente durante o filme inteiro, enquanto os 3 velinhos à sua volta o tratam como um grande amigo, o que gera cenas, de certa forma, mais emocionais, ao mesmo tempo que bem humoradas, como de Joyce contando sua história de vida e cantando para Jules. Essa sequência que também trás uma das mais inesperadas cenas do filme, que para algo mais "easy-going" você não espera que vai acontecer.

O principal problema apresentado pelo filme é que como estamos numa ficção científica estadunidense, precisamos de um plot de agentes do governo indo atrás da pequena criaturinha , que realmente é a coisa mais mal encaixada e mal feita dentro do filme, pois consiste de umas cenas jogadas de agentes checando as linhas telefônicas para tentar encontrar informações sobre o alien, e depois uma dupla de agente vistando uma casa, e depois indo atrás dos 4 protagonistas, o que só serve para formar uma falsa tensão, o que só aumenta o filme de forma extremamente desnecessária.

E sobre essa parte final, a obra precisa terminar, e pode ser meio injusto o que eu irei dizer, principalmente pela proposta do filme, mas o plot dos 7 gatos para energizar a nave é totalmente desnecessário, e também traz só uma tentativa barata de trazer uma cena emocional protagonizada por Joyce e seu gatinho, que pra ser sincero, algumas vezes a forçação de barra em tentar trazer alguma emoção pode ser um dos problemas principais apresentados.. Porém, mas a frente, temos uma verdadeira despedidas entre os 3 protagonistas e o serzinho que fez parte da vida deles, e essa é bem mais interessante.

O filme quase não contém efeitos especiais, ou que dependam muito de seu orçamento, e nem precisa na verdade. Além do visual do alien, que possui uma maquiagem muito bem feita, que traz um design bem simples e esperado, apenas por volta de outras duas cenas temos efeitos mais complexos, mas que não são de tanta importância pro andamento do filme.

Ao final, Meu Amigo Extraordinário é um dos mais simples filmes que você pode esperar de 2023. talvez não seja a obra que te faça mais filosofar sobre velhice, que mude sua vida completamente, mas é um filmezinho legal, relativamente curto, que consegue dar uma divertida em quem o assiste.

NOTA: 7,0

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem