É inegável que o Batman e toda sua mitologia envolvendo seus aliados e vilões em Gotham City, é uma das franquias mais populares do mundo heróico, rendendo diversos desenhos, jogos e claro, filmes e séries como ninguém, por conta dessa popularidade, tivemos diversos projetos lançados do morcego ao longo dos anos e sempre de alguma forma dando bastante dinheiro para a DC. Porém, você consegue imaginar algum filme ou série desse personagem, que é o mais rentável da DC nos cinemas, sendo cancelada? Pois é o que veremos na lista cheia de bizarrices de hoje. Os 10 projetos (filmes e série) cancelados e engavetados do universo do Batman.


10 - The Batman de Ben Affleck

O começo dessa lista pode parecer mais familiar para quem acompanhou toda a trajetória de desenvolvimento do filme The Batman, antes de conhecermos a atual versão que lançou nos cinemas, o filme era totalmente diferente nas mãos do primeiro diretor do projeto, Ben Affleck, que era o Batman do universo estendido da DC, foi contratado como diretor do seu projeto para um filme solo do personagem ambientado no DCEU, logo após os filme da Liga da Justiça. Essa versão do filme, que teve colaboração do Affleck com o Geoff Johns no roteiro, traria Batman vivenciando um de seus dias mais difíceis e assustadores em Gotham, com o Exterminador de Joe Manganiello sendo o principal vilão do filme, parte da trama iria ser ambientada no Asilo Arkham, onde o vilão causaria uma fuga em massa do Arkham para cansar o protagonista e torná-lo vulnerável. O filme também iria contar com personagens importantes da mitologia do herói, como a Batgirl, Comissário Gordon e o Alfred, e traria mais detalhes da morte do Robin. O filme, porém, acabou sendo descartado ainda nas preliminares do roteiro, com a Warner.Bros considerando reimaginar o filme do personagem para um reboot completo do personagem, sem laços com o universo compartilhado presente, com Affleck deixando a cadeira da direção e dando lugar para Matt Reeves fazer uma abordagem totalmente diferente do que teria sido essa versão, gostariam de terem visto essa versão do filme?

9 - Batman: Unchained

Após o lançamento do malfadado filme Batman e Robin, a Warner imediatamente começou o desenvolvimento de um quinto filme do Homem-Morcego, com a volta do Joel Schumacher na direção, em 1996 o antigo roteirista dos dois filmes do Schumacher, Akiva Goldsman, saiu da produção e contrataram Mark Protosevich, que logo começou a escrever o roteiro para Batman Unchained, o filme havia sido descrito por fontes jornalísticas na época como mais “sombrio” que Batman Eternamente e Batman e Robin, sendo algo mais semelhante aos dois primeiros filmes da série. A história traria o Batman em uma superação de seus medos, Arlequina iria ser apresentada aqui como uma personagem coadjuvante, sendo escrita como filha do Coringa de Jack Nicholson, este último também retornando para o filme como uma alucinação do Batman causada pelo gás do medo do principal vilão que era para ser o Espantalho, que aliás o papel foi oferecido para Nicolas Cage na época. Sinceramente, a ideia parecia ser boa, trazendo também o herói enlouquecendo e sendo trancado no Arkham e o Robin desfazendo sua parceria com o herói. Obviamente o projeto não avançou como queriam pelo fracasso de crítica e bilheteria do quarto filme da franquia, o projeto foi cancelado três meses antes de iniciarem as filmagens, porém, atualmente estão fazendo um quadrinho com o Batman do Tim Burton usando elementos desse roteiro descartado do filme como inspiração, para quem tiver curiosidade para verem como seria a história, esperem por Batman 89: Echoes

8 - Batman: DarKnight

Após Batman Unchained ter sido interrompido, um fã de quadrinhos, Lee Shapiro, e Stephen Wise, apresentaram ao estúdio um roteiro de um projeto chamado Batman: DarKnight, que foi inspirado na HQ do Frank Miller Batman: O Cavaleiro das Trevas, e tinha uma ideia ainda mais sombria que o projeto anterior e era muito mais bizarro. O filme teria Bruce Wayne tendo desistido da carreira de combate ao crime depois depois que percebeu que suas maiores armas contra o crime se foram: sua mística e medo de seus vilões, e ainda com Dick Grayson estando na Universidade, que não quer mais voltar a ser Robin, o vilão seria o Espantalho, que teria o excelente Jeff Goldblum fazendo o personagem, era professor dessa universidade e psiquiatra no Arkham e usaria sua posição para fazer experimentos com seus gás do medo. Outro vilão que faria presença aqui seria o Homem-Morcego, que seria rival do Espantalho, querendo vingança pelo mesmo ter causado sua transformação. O filme acabou sendo formalmente descartado pela Warner, que rejeitou Batman: DarKnight em favor de outros projetos em 2001, para interesse, o roteiro foi lançado na internet em 2015 e você pode estar procurando para ler o mesmo.

7 - Continuação do Batman o Retorno, com Tim Burton

Existe diversos admiradores dos filmes do Batman pelo Tim Burton, ambos filmes revitalizaram o personagem nos cinemas trazendo uma abordagem gótica e sombria para as telas, se esquivando da imagem mais suave e engraçada do personagem de 1966, Burton expressou interesse em dirigir um terceiro filme da franquia, continuando os eventos de Batman: O Retorno, apesar do diretor ter sido afastado pela Warner Bros após o resultado muito sombrio e não recomendado para crianças do seu segundo filme, fora a bilheteria inferior ao primeiro, em favor da visão leve e mais comercial de Batman Eternamente, ao longo dos anos mais detalhes sobre o que poderíamos ter tido caso tivesse continuado. O filme traria o Charada como principal antagonista, apesar que muitas afirmavam o contrário e que seu papel seria menor, mas definitivamente ele estaria no filme, ao lado do Harvey Dent que seria transformado ao longo do filme no vilão Duas-Caras, Billy Dee Williams retornaria ao papel do vilão após ter recusado a participar de Batman O Retorno, junto traria a Michelle Pfeiffer como Mulher-Gato e nada mais, nada menos, que o ator e comediante Marlon Wayans (kkk) como Robin, que foi contratado para esse filme, inclusive já até havia vestido seu figurino nos testes para o personagem, mas acabou sendo excluído. Definitivamente esse filme deveria ter existido, o resultado poderia ser mil vezes melhor que as aberrações que vieram a ser o três e o quarto filme.


6 - O filme independente da Mulher-Gato


“Ah, mas já tivemos um filme da Mulher-Gato” NÃO, não tivemos, e digo que poderíamos ter tido, já que um spin-off de Batman: O Retorno, havia sido anunciado pela Warner junto do já avançado filme Batman Eternamente, como uma desculpa da personagem não aparecer no terceiro filme, com a volta da atriz Michelle Pfeiffer pronta pro papel. Tim Burton seria o diretor desse filme, junto do escritor Daniel Waters, o filme teria focado na mudança da personagem de Gotham para uma cidade baseada em Las Vegas e acabaria enfrentando outros super-heróis além do Batman, o filme foi proposto como uma tiração de sarro de todos os mitos de super-heróis masculinos e seria mais visceral que os filmes do Batman. O filme, entretanto, acabou no inferno de desenvolvimento e mais tarde daria lugar ao que conhecemos como o criticado Mulher-Gato (2004), droga.

5 - ''Bruce Wayne'' (Série para TV)

Um dos projetos que teria minha curiosidade é a série descartada Bruce Wayne, projeto este que foi oferecido pelo roteirista Tim McCanlies, um ano após escrever o roteiro da animação Gigante de Ferro, apresentou um roteiro piloto para a Tollin Productions, que mais tarde a HBO negociaria os direitos de transmissão do programa de TV que girava em torno do jovem Bruce Wayne, de 18 anos, sendo preparado para se tornar o futuro Batman, McCanlies expressou que todos conheciam a origem do herói, mas “ por que e como”, nunca foi respondido em outras mídias. Shawn Ashmore, que fez Bobby Drake na franquia dos X-Men, estava negociando para interpretar o Bruce, enquanto Michael Rosenbaum, foi proposto para ser Harvey Dent, que seria amigo de Bruce Wayne e teria uma história desenvolvida na série com seu pai abusivo, infância conturbada e dicas sutis de sua transformação no Duas-Caras, fora que teria ao longo de propostas, seis temporadas, muitos personagens da lore do Cavaleiro das Trevas e até outros personagens da DC aparecendo em certos episódios. A série foi arquivada por diferenças criativas e do interesse do estúdio para emplacar o herói apenas nos cinemas, alguns conceitos desse da série foram usados anos depois na série Gotham e seu conceito se transformou em Smallville na época.

4 - Batman: Ano Um, de Darren Aronofsky

Definitivamente é um dos projetos mais estranhos, bizarros e infiel que já surgiu do personagem, já que exploraria elementos da hq Batman: Ano Um, mas de maneira muito distante do que conhecemos do Batman e de sua origem convencional, já que, além da classificação R, nas palavras do próprio diretor do projeto, Darren Aronofsky, “Jogue fora tudo que você pode imaginar do Batman! Tudo! Vamos começar algo novo.” O filme traria a colaboração entre Frank Miller e Aronofsky para esse filme e a ideia era tentar fazer um verdadeiro filme do herói após ter sido manchado em Batman e Robin, O diretor abordou interesse em Christian Bale e o Joaquin Phoenix para o papel do personagem, enquanto o estúdio queria alguém mais popular na época, como Freddie Prinze Jr. O filme traria um Bruce Wayne falido e sem-teto após a morte de seus pais, com Alfred substituído por um mecânico afro americano chamado “Little” Al, Gordon teria sido suicida, e o filme traria vários personagens novos que nunca apareceram nas HQs do herói e traria uma abordagem crua e violenta para o filme. Mas em 2002, o estúdio decidiu seguir em frente com outro projeto da época, que falaremos mais a frente, mas e você? teria gostado de ver esse Batman “diferentão” e pessimista de Aronofsky? teria sido muito divisivo.


3 - Batman do Futuro



Nos anos 2000, antes da chegada de Aronofsky e Miller para Batman: Ano Um, a Warner decidiu que era uma boa fazer um filme do Batman do Futuro, que estava em alta com seu desenho animado e trazendo diversos fãs a gostarem do personagem, abrindo os olhos para o possível sucesso, um projeto em forma de filme, escrito pelo Paul Dini, que trabalhava na série animada ao lado de Alan Burnett, e Boaz Yakin, esse com possibilidade de dirigir. O filme iria ser totalmente fiel a animação, Yakin queria o lendário Clint Eastwood, na pele do Batman aposentado no filme, o filme foi enviado ao estúdio e estavam esperando ver se uma revisão seria necessária, mas acabou que o filme não teve mais atualizações atuais, o filme teria uma visão violenta, niilista e com palavrões e violência, e a idéia era fazer ser classificado como R também.


2 - Batgirl (2023)


Um dos casos mais recentes e que pegou muitos de surpresa, foi com o cancelamento do filme que acabava de sair das filmagens, dirigido pelos diretores de Bad Boys para Sempre (antes, o diretor era Joss Whedon, mas acabou se desvinculando do projeto após os casos dos bastidores do filme da Liga), o filme traria Barbara Gordon como Batgirl no universo compartilhado da DC nos cinemas. O filme foi descrito como trazendo uma energia empolgando que tornaria o filme um grande passeio divertido por Gotham City, explorando lugares que nunca foram explorados em projetos diferentes da DC, o filme ainda traria a estreante Leslie Grace como Barbara Gordon, Brendan Fraser como o vilão Vagalume, JK Simmons como Comissário Gordon e nada mais, nada menos que Michael Keaton como Batman, já que o filme teria estreado logo após o filme do Flash, Keaton foi pensado para ser o substituto do Ben Affleck após a “reformulação” geral no universo da DC. Mas sem surpresa alguma, o filme em agosto de 2022 foi cancelado, muitos motivos rolaram pela internet, a mais popular foi por que a reformulação de universo que será encabeçada por James Gunn e Peter Safran não tinha espaço para esse filme nos seus planos, com Safran argumentando que o filme teria “prejudicado a marca DC e envolvidos”, sites de notícias apontavam que, o filme era uma bagunça e que o roteiro era muito ruim, bem, o filme seria lançado diretamente no serviço de streaming da Max, o que achariam se esse filme de fato viesse a ter sido lançado, Acharam justo? Ou não?


1 - O verdadeiro Batman vs Superman?



No final dos anos 90, a Warner queria reviver as franquias do Batman e do Superman, deixando formas para que muitos profissionais deixassem suas ideias na mesa, uma dessas ideias foi Batman vs Superman, com Akiva Goldsman sendo o escritor do projeto. O filme teria um Bruce Wayne aposentado por cinco anos de combate ao crime e tendo colapso mental por anos de luta. Dick Grayson, Alfred e o Gordon estão mortos, com Bruce sendo confortado apenas por sua noiva, Elizabeth Miller, Superman, amigo e padrinho de Bruce, também passa por problema com seu divórcio com Lois Lane. Após o Coringa matar a noiva do Bruce, ele jura vingança e vai tentar matar o palhaço do crime com o Superman tentando segurá-lo, no fim a trama toda foi revelada por ser orquestrada por Lex Luthor. O filme começaria as filmagens em 2003, com novamente o Christian Bale sendo o favorito para o Batman enquanto o ator Josh Hartnett seria o azulão, mas acabou que a Warner cancelou o projeto em pró dos filmes individuais que estavam sendo feitos na época. Você acha que esse filme seria melhor do que anos mais tarde teríamos nas mãos de Zack Snyder?



Ufa! Espero que tenham gostado, deu trabalho para fazer a lista então por favor, comentem ai, quais desses filmes vocês gostariam que tivesse sido realizado? ou foi cancelar tudo mesmo, até a próxima lista!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem