O Fórum Nerd foi convidado a conferir o filme em uma cabine de imprensa á convite da Paris Filmes.
Filmes sobre vingança são comuns na história do cinema, e costumam cativar o público. O que vemos aqui não é diferente, mas a adição de um drama fortíssimo e algumas pitadas de críticas sociais elevam ainda mais o longa.
Após uma tentativa de assalto, Carla (Cláudia Abreu) consegue escapar, mas sua filha pequena é baleada e fica em estado gravíssimo. Após o acontecimento, ela decide buscar vingança contra o homem que atirou.
Luto, sofrimento e vingança são os principais pilares abordados em toda a projeção do filme, mas não necessariamente nessa ordem. Temas como “o que você faria se encontrasse alguém que te causou uma dor muito forte?” Ou “a vingança não vale a pena” são amplamente abordados, mas nem sempre explicados, o que traz talvez o único defeito do projeto. Esses questionamentos são naturais dentro da sociedade, e geram discussões. Porém, partes desses pontos no filme não são abordados do modo mais adequado, em algumas vezes se tornando até superficial.
A direção de Marcos Bernstein “brinca” com as percepções do espectador através dos filtros de câmera e até com a maquiagem da protagonista para realçar o estado emocional em que ela se encontra em cada momento. Com o clima se intensificando cada vez, as cores vão mudando, sempre para tons cinzas, enquanto Claudia usa maquiagens mais fortes, com tons azuis e pretos. São nesses pequenos detalhes que vemos que tudo o que é mostrado em tela reforça ainda mais o momento que a personagem passa.
Cláudia Abreu está ótima no papel. Ela consegue transitar bem entre as cenas de flashback que mostram os momentos com sua filha, ou cenas mais tranquilas com seu marido, onde mostra uma leveza, uma personalidade mais doce. Em contrapartida, ela também está igualmente ótima com sua personagem devastada, agressiva e vulnerável. Também completam o elenco do longa nomes como Adriano Garib, Alexandre Borges, Júlia Lemmertz e César Mello.
Tempos de Bárbarie - Ato I: Terapia da Vingança é mais um ótimo exemplar do cinema brasileiro que mostra como nossa sociedade infelizmente ainda é violenta, corrupta, e mostra uma mãe devastada buscando punir quem a fez sofrer muito.
Nota: 9
O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 17 de agosto de 2023.
Postar um comentário