O Fórum Nerd foi convidado a conferir o filme na cabine de imprensa na cidade de São Paulo, no dia 15/06/2023 a convite da Diamond Films.

Filmes de suspense/policiais estão no imaginário popular e na história do cinema. Desde longas baseados em livros, ou histórias retratando acontecimentos reais, muitos desses projetos tem seu lugar cativo no coração dos fãs e presenças garantidas também em premiações.

Sede Assassina (To Catch a Killer) é dirigido pelo argentino Damián Szifron (Relatos Selvagens) e conta a história da investigação de um assassino em série que fez diversas vítimas na noite de ano novo. Com a população assustada e a imprensa cobrindo ferrenhamente, o FBI precisa juntar seus melhores profissionais para prender o criminoso.

O roteiro (também assinado pelo diretor) é tranquilamente o ponto mais confuso da produção. Tocando em temas como poder, o tratamento da sociedade a pessoas vulneráveis e a própria investigação do caso, não dá para saber exatamente quais desses aspectos o filme realmente deseja abordar. Flutuando entre esses assuntos, é simples de imaginar que o espectador ficará confuso, principalmente antes do terceiro ato, já que tanta coisa foi mencionada e mostrada, mas nenhuma realmente foi trabalhada devidamente.


Em contraponto aos problemas citados acima, o elenco e a direção são os pontos mais fortes aqui. Shailene Woodley (A Culpa é Das Estrelas) se destaca com a principal personagem do longa. Sua Eleanor é inteligente, dedicada e fica realmente impactada com a história que está presenciando, além de toda a bagagem que sua personagem leva de seu passado, incluindo tentativas de suicidio. Ben Mendelsohn (Capitã Marvel) também se destaca como o chefe da operação policial, sendo um personagem totalmente humanizado: ele erra, acerta, sente seus erros e sabe exatamente onde está envolvido.

É importante dizer que, mesmo com o filme focando na investigação e seus desdobramentos, o diretor não deixa a violência de lado. Com cenas fortes de tiroteios e pessoas mortas, nada aqui é suavizado. O clima realmente é tenso, e os nervos de todos os envolvidos estão a flor da pele. Cenas que, em tese, pouco tem a acrescentar para a trama, nos reforçam ainda mais a complexidade da situação que é mostrada, e para deixar claro também que todos estão atrás não de um simples criminoso, mas sim de um assassino profissional.

Sede Assassina tinha enorme potencial para se destacar dentro de seu genêro nesse ano. Porém, com seu roteiro confuso, ele não se torna um filme ruim, mas deixa muito claro a sensação de que poderíamos assistir uma obra mais marcante e complexa. Mas, ainda assim, é um filme que tem suas qualidades.

Nota: 6,5


O filme estreará nos cinemas brasileiros no dia 22/06/2023.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem