Se você gosta de filmes sobre advogados e tribunais, então prepare a pipoca e não levante do sofá. O Fórum Nerd preparou esta lista com excelentes indicações de filmes que estão disponíveis na HBO Max e que são obrigatórios para todos os estudantes de Direito, advogados, profissionais da área jurídica e para todo mundo que curte uma batalha judicial.

Todos os filmes recomendados nesta lista foram conferidos no catálogo do Streaming na data da publicação desta matéria, sem data anunciada de até quando ficarão disponíveis. Então não perca tempo e faça sua maratona o quanto antes.



1) O Dossiê Pelicano (1993)

SINOPSE: Dois ministros da Suprema Corte dos Estados Unidos são assassinados e não há pistas de quem foi o assassino e o mandante dos crimes. Darby Shaw (Julia Roberts, de “Extraordinário”, 2017), uma estudante de Direito de Nova Orleans, pesquisa minuciosamente os vários pareceres e processos da Suprema Corte em que os 2 ministros atuaram. Assim, ela prepara um dossiê contendo as suas opiniões e estudos sobre os autores e motivações dos assassinatos. Darby chega à uma surpreendente conclusão e, nas mãos erradas, as informações daquele documento significariam uma revolta na política do país. Visto isso, quando Darby vê que sua vida corre perigo, ela tem apenas ao seu lado Gray Grantham (Denzel Washington, de “Os Pequenos Vestígios”, 2021), um jornalista que passa a ajudá-la a tentar elucidar a trama, para tornar públicos os esquemas de corrupção e descobrir quem realmente está por trás dos assassinatos dos juízes.

POR QUE ASSISTIR:O Dossiê Pelicano” é um excelente suspense que apresenta uma trama jurídica conspiratória envolvendo elementos investigativos sobre influência política no sistema judicial e crimes ambientais. Baseado na obra homônima do aclamado escritor e advogado John Grisham, autor de outros best-sellers que também foram adaptados ao cinema, dentre eles: A Firma (1993), O Cliente (1994), Tempo de Matar (1996), O Homem que Fazia Chover (1997) e O Júri (2003).



2) O JUIZ (2014)

SINOPSE: Hank Palmer (Robert Downey Jr., de “Homem de Ferro”, 2008) é um advogado bem sucedido e arrogante que retorna à sua pequena cidade natal para o velório da mãe. É recebido de forma hostil pela família, mas resolve ficar na cidade depois do velório quando seu pai, Joseph Palmer (Robert Duvall, de “Pacto de Justiça”, 2003), o respeitado e prepotente juiz local, é apontado pela polícia como o responsável pela morte de um homem que ele condenou 20 anos atrás. Mesmo Hank e Joseph não se entendendo, Hank se debruça sobre o caso para defender o pai, mas a possibilidade de condenação aumenta cada vez mais.

POR QUE ASSISTIR: O filme aborda conduta profissional, arrogância, prepotência e orgulho, mostrando que pessoas que trabalham ao lado da Justiça também podem errar.



3) ERIN BROCKOVICH – UMA MULHER DE TALENTO (2000)

SINOPSE: Erin Brockovich (Julia Roberts, de “Extraordinário”, 2017) é uma mãe solteira de três filhos que, após um acidente, começa a trabalhar em um escritório de advocacia. Quando Erin descobre vários casos arquivados envolvendo água contaminada em uma cidade no deserto e que está espalhando doenças entre seus habitantes, ela convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. Erin passa a mobilizar os habitantes da cidade a entrarem com ação de indenização contra a Pacific Gas and Electric Company (PG&E), responsável pelo crime ambiental, para que haja justiça e para que a empresa pague pelo seu crime.

POR QUE ASSISTIR: Baseado na história real de Erin Brockovich, o filme mostra que grandes corporações bilionárias não estão escusas de cumprir a Lei, que elas devem arcar com os crimes ambientais e com os prejuízos causados às pessoas quando forem responsáveis pelo dano ambiental.



4) O CLIENTE (1994)

SINOPSE: Mark Sway é um garoto de 11 anos que presencia o suicídio do advogado de um mafioso. Mas, antes de morrer, o advogado conta ao garoto que seu cliente assassinou um senador e, também, revela o lugar em que o corpo está escondido. Quando a polícia descobre o corpo do advogado, também encontra o menino no local e, tanto o FBI quanto a máfia, têm certeza de que o garoto falou menos do que realmente sabe. Sentindo-se pressionado pelo promotor público Roy Foltrigg (Tommy Lee Jones, de “O Fugitivo”, 1993), que quer se promover em cima deste caso para tornar-se governador, Mark pede ajuda à advogada Reggie Love (Susan Sarandon, de “O Acordo”, 2013), que protege o garoto contra o FBI, a promotoria e a máfia. No entanto, enquanto as investigações prosseguem a vida do menino corre perigo.

POR QUE ASSISTIR:O Cliente” é um excelente e dinâmico thriller sobre manobras legais e proteção jurídica ao menor de idade dentro e fora do tribunal, envolvendo advocacia, promotoria e máfia. Baseado na obra homônima do aclamado escritor e advogado John Grisham, autor de outros best-sellers que também foram adaptados ao cinema, dentre eles: A Firma (1993), O Dossiê Pelicano (1993), Tempo de Matar (1996), O Homem que Fazia Chover (1997) e O Júri (2003).



5) JFK – A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR (1991)

SINOPSE: As investigações sobre o assassinato do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em 1963, apontam um culpado. Porém, o promotor de Nova Orleans Jim Garrison (Kevin Costner, de “O Guarda-Costas”, 1992) não está convencido do parecer final da Comissão Warren, que determinou que o Presidente John F. Kennedy foi assassinado por uma única pessoa. Para provar que a comissão estava errada, o advogado resolve investigar a existência de uma conspiração responsável pela morte do político. Quando Garrison começa a duvidar da conjectura sobre o crime, ele se depara com a resistência do governo. Após o suspeito do assassinato de Kennedy, Lee Harvey Oswald (Gary Oldman, de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, 2004), ser morto, o caso é encerrado. Porém, Garrison reabre a investigação e encontra provas de uma grande conspiração por trás da morte do presidente.

POR QUE ASSISTIR: O drama apresenta uma possível teoria para explicar o assassinato do então presidente norte-americano John F. Kennedy e o diretor Oliver Stone (“Platoon”, 1986) lança dúvidas e teorias sobre os resultados da investigação acerca do polêmico assassinato. O filme é considerado o melhor drama cinematográfico sobre a tragédia em questão, com extrema riqueza acerca dos fatos.



6) ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA (1990)

SINOPSE: Rusty Sabich (Harrison Ford, “O Fugitivo”, 1993) é um talentoso promotor público de Nova York que, ao chegar no trabalho, descobre que sua colega Carolyn Polhemus foi brutalmente assassinada, com requintes de violência sexual. Obrigado a lidar com as investigações pelo chefe Raymond, que está em plena campanha de reeleição, Rusty é imediatamente indicado para investigar o crime, que tomou uma dimensão política – e isso pode resultar em sua promoção como promotor chefe. Mas, quando a investigação avança, todas as provas levam Rusty a ser considerado o principal suspeito. Com isso, ele é preso sob a acusação de assassinato. Decidido a provar sua inocência, Rusty contrata o advogado Alejandro Stern (Raúl Juliá, de “A Família Addams”, 1992) e passa a contar apenas com a ajuda de um detetive e do apoio de Barbara, sua esposa.

POR QUE ASSISTIR: Baseado no best-seller de Scott Turow, “Acima de Qualquer Suspeita” é um dos melhores thrillers investigativos de tribunal em que, muitas vezes, o julgamento dentro do tribunal não mostra toda a verdade.



7) ADVOGADO DO DIABO (1997)

SINOPSE: Kevin Lomax (Keanu Reeves, de “John Wick – De Volta Ao Jogo”, 2014) é um advogado bem sucedido de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso. Ele recebe uma excelente proposta de John Milton (Al Pacino, de “Perfume de Mulher”, 1992), dono da maior firma de advocacia de Nova York, que oferece a Kevin um alto salário e várias mordomias. Apesar da desaprovação de Alice Lomax, sua mãe, Kevin aceita a oferta e se muda para Nova York com a esposa, Mary Ann (Charlize Theron, de “Uma Saída de Mestre”, 2003); que, pouco tempo depois, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo homicídio e, assim, dá cada vez menos atenção à sua esposa, que piora a saúde. Enquanto isso, seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo se torna cada vez mais perturbador para Kevin e Mary Ann.

POR QUE ASSISTIR: O filme apresenta questionamentos acerca das condutas de valores (anti)-éticos e morais na profissão, bem como a forma que o ego super inflado e a extrema vaidade pessoal podem influenciar (e atrapalhar) na vida profissional e pessoal.



BÔNUS

MINISSÉRIE: A ESCADA (2022)

SINOPSE: Michael Peterson (Colin Firth, de “O Soldado Que Não Existiu”, 2021) é um famoso escritor de suspense criminal acusado de assassinar brutalmente a própria esposa, Kathleen Peterson (Toni Collette, de “O Beco do Pesadelo”, 2021), em dezembro de 2001. Peterson liga para a polícia avisando que sua mulher havia sofrido um acidente, caindo da escada de sua mansão em Durham, na Carolina do Norte, enquanto estava bêbada. Mas as investigações e os resultados da autópsia constataram que ela foi espancada até a morte e que ele mudou a cena do crime para criar a imagem de um acidente doméstico. Rapidamente, Michael se torna o único suspeito do crime e acaba preso. Ele luta na justiça ferozmente por anos para provar sua inocência, mas todas as peças do crime apontavam para sua culpa. Com a exposição na mídia e dentro do tribunal, vários segredos de família vão sendo desenterrados, incluindo a possibilidade de infidelidade, e, a cada nova informação, o público vai descobrindo que o casamento de Michael e Kathleen estava longe de ser perfeito.

POR QUE ASSISTIR:A Escada” conta uma das histórias de crimes reais mais intrigantes dos últimos tempos. Os eventos narrados na minissérie se tornaram um mistério que intriga até hoje, apontando o marido como o maior suspeito. O julgamento de Peterson foi complexo, repleto de detalhes que apontavam para versões diferentes da história. A produção aborda o caso de forma dramática, trazendo à tona desde as circunstâncias bizarras da morte de Kathleen até o julgamento de Michael.

Entre aqui para ler a Crítica da Minissérie A Escada”.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem