O site The Vulture divulgou um extenso artigo com uma fonte bem próxima relatando o relacionamento abusivo que a Marvel Studios tem com as empresas e funcionários que trabalham na área de efeitos especiais em suas produções, que vão desde pressão sobre eles para entregar o trabalho em um prazo impossível, até e adições de coisas que não estavam nos planos. Confira todos os comentários da fonte (que preferiu não se revelar):
"É bem conhecido e até mesmo fazendo piadas de forma sombria em todas as casas de efeitos visuais que trabalhar nos programas da Marvel é realmente difícil. Quando trabalhei em um filme, eram quase seis meses de horas extras todos os dias. Eu estava trabalhando sete dias por semana, com média de 64 horas por semana em uma boa semana. A Marvel realmente trabalha muito para você. Já tive colegas de trabalho sentados ao meu lado, desmoronando e começando a chorar. Já tive pessoas tendo ataques de ansiedade ao telefone.
O estúdio tem muito poder sobre as casas de efeitos, só porque tem tantos filmes de sucesso saindo um após o outro. Se você incomodar a Marvel de alguma forma, há uma grande chance de você não conseguir esses projetos no futuro. Então as casas de efeitos estão tentando se virar para manter a Marvel feliz.
Para conseguir trabalho, as casas concorrem a um projeto; todos eles estão tentando entrar bem nos lances uns dos outros. Com a Marvel, os lances normalmente ficam um pouco abaixo, e a Marvel está feliz com esse relacionamento, porque economiza dinheiro. Mas o que acaba acontecendo é que todos os projetos da Marvel tendem a ter falta de pessoal. Onde eu normalmente teria uma equipe de dez artistas de efeitos visuais em um filme que não é da Marvel, em um filme da Marvel, consegui dois, incluindo eu. Assim, cada pessoa está fazendo mais trabalho do que precisa.
A outra coisa com a Marvel é que ela é famosa por pedir muitas mudanças ao longo do processo. Então você já está sobrecarregado, mas a Marvel está pedindo mudanças regulares muito além do que qualquer outro cliente faz. E algumas dessas mudanças são realmente importantes. Talvez um mês ou dois antes de um filme sair, a Marvel nos fará mudar todo o terceiro ato. Tem tempos de retorno realmente apertados. Então, sim, não é uma ótima situação ao redor. Uma casa de efeitos visuais não conseguiu terminar o número de tomadas e refilmagens que a Marvel estava pedindo a tempo, então a Marvel teve que dar o trabalho ao meu estúdio. Desde então, essa casa foi efetivamente colocada na lista negra de obter trabalho da Marvel.
Parte do problema vem do próprio MCU – apenas o grande número de filmes que ele possui. Ele define datas e é muito inflexível nessas datas; ainda está bastante disposto a fazer refilmagens e grandes mudanças muito perto das datas sem alterá-las para cima ou para baixo. Esta não é uma dinâmica nova.
Lembro-me de ir a uma apresentação de uma das outras casas de efeitos visuais sobre um dos primeiros filmes do MCU, e as pessoas estavam falando sobre como estavam ficando “fodidas por pixels”. Esse é um termo que usamos na indústria quando o cliente escolhe cada pequeno pixel. Mesmo que você nunca perceba. Um cliente pode dizer: “Isso não é exatamente o que eu quero”, e você continua trabalhando nisso. Mas eles não têm ideia do que querem. Então eles vão dizer: “Você pode tentar isso? Você pode apenas tentar isso?” Eles vão querer que você mude um cenário inteiro, um ambiente inteiro, bem tarde em um filme.
O principal problema é que a maioria dos diretores da Marvel não estão familiarizados com o trabalho com efeitos visuais. Muitos deles acabaram de fazer indies no Sundance Film Festival e nunca trabalharam com efeitos visuais. Eles não sabem como visualizar algo que ainda não está lá, que não está no set com eles. Então, a Marvel muitas vezes começa a pedir o que chamamos de “renderizações finais”. À medida que trabalhamos em um filme, enviaremos imagens de trabalho em andamento que não são bonitas, mas mostram onde estamos. A Marvel muitas vezes pede que eles sejam entregues com uma qualidade muito maior desde o início, e isso leva muito tempo. A Marvel faz isso porque seus diretores não sabem como olhar para as imagens iniciais e fazer julgamentos. Mas é assim que a indústria tem que trabalhar. Você não pode mostrar algo super bonito quando o básico ainda está sendo desenvolvido.
A outra questão é que, quando estamos em pós-produção, não temos um diretor de fotografia envolvido. Então, estamos chegando com as fotos muitas vezes. Causa muita incongruência. Um bom exemplo do que acontece nesses cenários é a cena de batalha no final de Pantera Negra. A física está completamente desligada. De repente, os personagens estão pulando, fazendo todos esses movimentos malucos como figuras de ação no espaço. De repente, a câmera está fazendo esses movimentos que não aconteceram no resto do filme. Tudo parece um pouco caricatural. Isso quebrou a linguagem visual do filme."
Por fim, ele termina falando sobre as ações que a Marvel tem que tomar para diminuir esses problemas, e principalmente a criação de sindicatos para ajudar os funcionários:
"As coisas precisam mudar em duas extremidades do espectro. A Marvel precisa treinar seus diretores para trabalhar com efeitos visuais e ter uma visão melhor desde o início. O estúdio precisa segurar mais os pés de seus diretores no fogo para se comprometer com o que eles querem. Outra coisa é a sindicalização. Há um movimento crescente para fazer isso, porque isso ajudaria a garantir que as casas de efeitos visuais não aceitem lances sem considerar quais seriam os impactos. Porque na maioria das vezes, é como se você trabalhasse em um programa da Marvel e trabalhasse nisso por mais barato apenas porque é legal."
O problema com os efeitos especiais das produções da Marvel Studios vem sendo discutido nos últimos anos após os lançamentos recentes do estúdio, onde nota-se cada vez mais frames, cenários e personagens feitos em computação gráfica questionáveis. Isso foi tema sobre discussões de filmes como "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa", "Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura", "Cavaleiro da Lua", "Thor: Amor e Trovão" e principalmente nos trailers de "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis".
Postar um comentário