Finale entrega um festival de fanservices e um desfecho decente para a temporada

E mais uma série da LucasFilm de Star Wars para o Disney+ chega ao fim, apesar de haver a possibilidade de ter uma segunda temporada no futuro. Obi-Wan Kenobi é a primeira série live-action a se passar no período entre entre a trilogia prequel e a trilogia original (enquanto Mandaloriano e O Livro de Boba Fett se passam antes da trilogia sequel), e por isso ela trouxe bastante rostos familiares da franquia de volta. 

Com isso em mente, a Parte VI de Kenobi é o ápice da entrega de fanservices da temporada. Teve cameos até que inesperados e momentos que a maioria dos fãs sempre teve vontade de ver. E isso pode ser usado para resumir o episódio perfeitamente, já que ele se preocupa bastante em agradar grande parcela da fanbase de Star Wars.



O grande espetáculo do episódio é claramente o duelo entre o Kenobi e o Darth Vader. A cena em si vale mais pela interação e diálogo entre os dois personagens do que pela luta em si, que não é muito expressiva e única entre as centenas de outras cenas de duelo de sabres de luz da franquia. No entanto não há como negar que há um tom épico rodeando toda a sequência, que deve ter durado entre dez minutos, por causa de seu contexto; aqueles que foram mestre e aprendiz um dia, que foram amigos, agora inimigos mortais, lutando de forma derradeira. A melhor parte é uma certa fala do Darth Vader que apesar de parecer um fanservice em primeira análise, logo pode ser interpretado como algo a mais já que entrega um momento bastante humano e tocante do personagem.

Ainda há outros momentos de destaque no episódio, mas nenhum chega perto de ser tão potável quando o duelo mencionado. O arco de Reva culmina aqui com sua caçada a Luke Skywalker por causa de sua vingança pessoal e que sinceramente termina de forma previsível. O espectador já sabe o que esperar e a execução é bastante meia-boca. Você entende a motivação da personagem, mas a maneira como tudo é apresentado ao público é preguiçoso no mínimo. O Grande Inquisidor é jogado de lado e não possui nada memorável no episódio e sua presença na série não foi tão boa assim, o personagem foi subutilizado e no fim não disse ao que veio.


O roteiro de Joby Harold é o sonho molhado de todo fã médio de Star Wars que quer continuar vendo o que é familiar e já lugar comum na franquia, com pouco espaço para novidades. Isso pode ser um defeito, mas o roteiro faz o costumeiro feijão com arroz de forma competente e às vezes até consegue surpreender. A direção de Deborah Chow também ajuda bastante em alguns momentos, apesar do uso excessivos dela de ângulos plongée na luta entre o Kenobi e o Darth Vader dar uma deteriorada visual na cena.

Julgando o episódio como uma unidade e não a temporada inteira, ele foi um finale que cumpre a maioria do que se é esperado em finais e como episódio em si há defeitos sim, especialmente no quesito do tratamento de alguns personagens, mas ainda assim é um ótimo episódio.

Nota: 8

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem