Chegando recentemente ao catálogo da Netflix, o filme espanhol de ação é um competente remake do longa Asfalto de Sangue (2017), que apesar de abusar de alguns clichês tão comuns no gênero, se sobressai com um ritmo ágil.

Após descobrir que sua ex esposa tem uma dívida com traficantes, o piloto de corrida de moto Rafa (Àlex Monner) começa a transportar drogas e acaba cada vez mais envolvido no caso para pagar a dívida da mãe de seu filho.

As melhores cenas da produção são seus diversos momentos de perseguição, ou de missões do protagonista em sua moto, e com uma ótima direção de Daniel Calparsoro. Não é uma tarefa tão simples conseguir esse feito sem se tornar repetitivo e monótono, já que, fora uma ou outra manobra, existem muitos momentos com cenas parecidas. 


Como dito no primeiro parágrafo, o ritmo ágil prevalece desde o primeiro minuto aqui. Com pouquíssimo tempo ‘perdido’, somos apresentados logo de cara a situação em que Rafa se encontra: carinhoso com seu filho, recém separado e buscando dias melhores dias em sua carreira de piloto. Com esses pontos estabelecidos, o roteiro economiza em diálogos para que possamos ir de fato para a ação. Com essa escolha, pode ser que o filme perca alguns espectadores que busquem algum tipo de desenvolvimento de personagens, ou uma história mais densa.

Outro fator que acaba ficando de lado com essas escolhas é o elenco de apoio. Há muito pouco o que se destacar de personagens coadjuvantes na trama. Talvez quem mais tenha destaque seja a atriz Begoña Vargas, que interpreta a ex esposa de Rafa. Mas mesmo sendo quem mais ganha alguns momentos relevantes, ainda é pouco.

Mesmo sendo um remake, chama a atenção a qualidade de todas as partes envolvendo motos, seja nas corridas da carreira do protagonista ou nas entregas que ele acaba fazendo para pagar a dívida de sua amada. Tudo é muito bem filmado, com planos mais abertos para que possamos ver todo o entorno e ter uma noção maior de tudo o que está acontecendo, e também quando a câmera foca apenas no Rafa, mostrando toda a dificuldade que o personagem está vivendo. 

Centauro é um filme competente que mostra como o streaming pode dar cada vez mais espaços a esses filmes, que talvez não chamariam a atenção se fosse para os cinemas. 

Nota: 7,5



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem