A Guerra Fria foi um período histórico marcado pelo confronto ideológico, político, econômico e militar entre duas superpotências da época: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). A Guerra Fria começou após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e foi até 1991, quando houve a dissolução da União Soviética.
Durante esse período, ocorreram disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, mas não houve um conflito armado direto entre as duas potências, haja vista que ambos os lados contavam com um forte equipamento bélico, capaz de causar uma destruição em escala global. Por isso, houve muitas pressões políticas, através de propagandas e, também, decisões extremas (tal como o ocorrido em 1962, com a Crise dos Mísseis de Cuba), além dos vários espiões que existiram nessa época e atuaram em ambos os lados.
Atualmente,
existem ótimos filmes que se passam durante a Guerra Fria e que abordam, de
diferentes formas, esse período sombrio e perigoso entre duas potências
mundiais, que quase ocasionou uma guerra nuclear mundial.
O Fórum Nerd preparou uma lista com excelentes indicações de filmes que se passam durante a Guerra Fria, e todas as indicações são baseadas em fatos reais. Se você gosta de filmes sobre esse tema, então não perca tempo e faça sua maratona o quanto antes.
1)
O ESPIÃO INGLÊS (2020)
SINOPSE: Durante a Guerra Fria, em 1962, os Estados Unidos e a União Soviética se enfrentam na Crise dos Mísseis em Cuba. Nesse período, diversos civis atuaram como espiões para impedir o avanço soviético no mundo. Greville Wynne (Benedict Cumberbatch, de “Doutor Estranho”, 2016), um dinâmico engenheiro e empresário de patentes em Londres, foi um desses homens. Ele é recrutado pelo Serviço de Inteligência Militar Britânico, MI6, juntamente com a CIA, para se tornar um espião e recebe a missão de se infiltrar na Rússia e obter informações com seu contato em Moscou: um coronel soviético que, discretamente, aceita passar informações e dados militares, pelo fato de estar insatisfeito com as decisões que seu país está tomando naquele período tenso. Eles precisam agir rápido para frear uma crise nuclear entre países anglo-saxões e a Rússia.
Disponível
em: HBO Max, Amazon Prime Video, Youtube e Google Play Filmes.
Leia a Crítica do filme aqui.
2)
PONTE DOS ESPIÕES (2015)
SINOPSE: Durante a Guerra Fria, em 1957, o advogado especializado em seguros, James Donovan (Tom Hanks, de “The Post – A Guerra Secreta”, 2017) é recrutado pela CIA para defender Rudolf Abel (Mark Rylance, de “Jogador Nº 1”, 2018), um espião soviético capturado pelos americanos. Enquanto Donovan tenta garantir que o espião tenha um julgamento justo, uma subtrama se desenrola, mostrando o outro lado: o que aconteceria se um espião americano fosse preso na União Soviética? Pois é o que acontece quando a União Soviética consegue capturar o piloto norte-americano Francis Gary Powers após ter derrubado seu avião de espionagem, o U-2; e, posteriormente, acaba sendo condenado a dez anos de prisão. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por Francis, sem que os governos dos dois países sejam, oficialmente, envolvidos.
Disponível
em: Claro tv+ (antigo NOW).
3) TREZE DIAS QUE ABALARAM O MUNDO (2000)
SINOPSE: Em outubro de 1962, durante a Crise dos Mísseis de Cuba, um avião U-2, que fazia vigilância de rotina, tira fotos que revelam que a União Soviética está em processo de colocar uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. Estas armas terão a capacidade de destruir em minutos a maior parte do leste e sul dos Estados Unidos quando ficarem operacionais. O presidente John F. Kennedy (Bruce Greenwood, de “Risco Duplo”, 1999) e seus assessores têm de colocar um plano de ação contra os soviéticos. Kennedy está determinado em mostrar que ele é forte o bastante para resistir à ameaça e o Pentágono aconselha o exército dos Estados Unidos a contra golpear, o que poderia levar a uma outra invasão norte-americana em Cuba. Entretanto, Kennedy está receoso em levar a cabo esta operação, pois uma invasão norte-americana poderia fazer com que os soviéticos partissem para a retaliação na Europa. Por 13 dias, o destino da humanidade esteve nas mãos de um grupo reunido no salão oval na Casa Branca, pois a possibilidade de uma guerra nuclear era real e navios soviéticos rumavam para Cuba levando o material que faltava para terminar a plataforma de lançamento, que estava sendo construída em ritmo acelerado. Com a situação cada vez mais tensa, qualquer ato impensado poderia provocar um conflito armado de consequências gigantescas. O filme relata os 13 dias que se passaram em 1962, desde o momento que o presidente John F. Kennedy foi avisado de que bombas estavam sendo levadas até Cuba até o fim da crise, mostrando os acontecimentos da época e as possibilidades consideradas pelo presidente Kennedy que, com uma simples ordem, poderia abrir fogo contra a União Soviética e começar uma nova guerra mundial.
4)
BOA NOITE E BOA SORTE (2005)
SINOPSE: Nos anos 1950, a suposta ameaça do comunismo nos Estados Unidos gerou uma onda de paranoia entre os cidadãos. O senador Joseph McCarthy se aproveitou disso e criou uma doutrina conhecida como “Macartismo” (por causa de seu nome), que estimulava qualquer pessoa a denunciar comportamentos tidos como suspeitos. Durante esse período de medo e insegurança, muitos artistas, jornalistas e qualquer um que, supostamente, tivesse condutas “questionáveis”, foram perseguidos. Edward R. Morrow (David Strathairn, de “Nomadland”, 2020), é um âncora de TV que, nesse período, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto, ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas e entra em rota de colisão com o reacionário senador. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.
Disponível
em: YouTube e Google Play.
5)
PARTIDA FRIA (2019)
SINOPSE: Em outubro de 1962, no auge da crise cubana, a CIA força Joshua Mansky (Bill Pullman, de “O Protetor”, 2014), um gênio da matemática, ex-professor de Princeton, com um problema com a bebida e um prodígio aposentado do xadrez a substituir um outro candidato dos Estados Unidos, gravemente doente, em um torneio de xadrez contra o campeão soviético Gavrylow, em Varsóvia. O torneio acaba sendo uma cobertura para reunir informações de um informante, um oficial soviético com o codinome Gift. Só ele pode confirmar se os russos realmente têm ogivas nucleares estacionadas em Cuba. Com isso, Joshua Mansky se envolve em um confronto da Guerra Fria para jogar xadrez com soviéticos em um jogo mortal de espionagem.
Disponível
em: Netflix.
6)
O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS (2011)
SINOPSE: Em 1973, durante a Guerra Fria, o agente George Smiley (Gary Oldman, de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, 2004), um veterano da divisão de elite do serviço secreto inglês, conhecida como “Circo”, recebe uma nova missão: descobrir um infiltrado no serviço secreto britânico, enfrentando um longo caminho de mentiras e traições. Após a morte de seu ex-chefe e de alguns fracassos em missões internacionais, ele é chamado para desvendar um mistério sobre a identidade do agente duplo que, durante anos, trabalhou também para os soviéticos. Todos à sua volta são suspeitos, mas, como bons espiões que são, foram treinados para dissimular e trabalhar em condições de extrema tensão.
Disponível em: HBO Max.