"De Volta a Hogwarts" é repleto de nostalgia e emoção. Um verdadeiro presente para os fãs de Harry Potter.

O ano novo não poderia ter se iniciado melhor na HBO Max. Logo no dia 01 de janeiro chegou ao seu catálogo a tão aguardada comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts. O aniversário do bruxinho mais famoso do planeta foi marcado pelo encontro do elenco que contou com muita nostalgia e emoção, como você verá a seguir.

Seguindo uma tendência iniciada com a série Friends, cujo especial com o elenco rendeu audiência considerável, nada melhor do que escolher uma das franquias mais poderosas e bilionárias já existentes. Iniciada com livros e depois seguindo para o universo cinematográfico, Harry Potter se tornou  um fenômeno de público e de crítica. Os oito longas derivados dos livros de autoria de J.K. Rowling renderam cerca de US$ 7,7 bilhões, sendo que todos os filmes ultrapassaram a marca de 700 milhões de dólares em arrecadação e seu desfecho bateu a marca de um bilhão de espectadores.

O encontro tão esperado traz de volta o elenco original, incluindo o trio de protagonistas Daniel Radcliffe, que interpretou o grande nome da saga, Harry Potter, Emma Watson, nossa querida Hermione Granger, e Rupert Grint, o icônico Rony Weasley. 

No especial viajamos pelos principais filmes da franquia, conhecendo desde detalhes da audição que escolheu o trio principal de personagens, até mesmo bastidores, onde fica evidenciado, em especial nos dois primeiros filmes, como a direção presava por permitir que as crianças de fato se sentissem livres e confortáveis nos sets de filmagens. Rever imagens do trio ainda criança é reviver o período e traz à tona um turbilhão de sentimentos de pertencimento e carinho.

Acompanhamos ainda cenas de coletivas de imprensa, momentos exclusivos onde o elenco brinca enquanto aguarda a gravação de algum take e, ao mesmo tempo, somos apresentados ao fardo e responsabilidade por trás da saga que pairava nos ombros dessas crianças. 

O trio principal bate papo frente a frente, e garante muita intimidade, mesmo com o distanciamento ao longo dos anos e, sem dúvida, entrega momentos de emoção e afeto. Fica muito claro a relação de amor fraterna cultivada ao longo da década de gravação dos trabalhos e como isso interferiu diretamente na vida de cada um. Emma Watson, aquela que talvez seja a mais conectada emocionalmente à comemoração, fala sobre um momento de fragilidade no qual chegou a pensar em abandonar a franquia.

É interessante que, a medida que os filmes avançam, vemos cada um dos diretores escolhidos para os trabalhos e como eles mudam de certa forma o tom e dão amadurecimento à trama. A participação deles é fundamental para dar andamento e cadência ao especial. Daniel, por sua vez, ajuda bastante como mediador da conversa.

Após as polêmicas envolvendo a autora dos livros, J. K. Rowling, que fez comentários transfóbicos em suas redes sociais, muito se falou acerca de como seria a participação da mesma na comemoração. A saída utilizada na produção do especial foi talvez a mais plausível possível. A autora não é omitida da saga, mas aparece bem pouco e com takes gravados ainda em 2019, reafirmando o descontentamento da Warner por sua postura recente.

Dividido em espécies de quadros, temos um emocionante momento in memoriam, onde são feitas menções a aqueles do elenco que já faleceram, como o primeiro Alvo Dumbledore, interpretado por Richard Harris, e o tão querido Alan Rickman intérprete do famoso e temido professor Severo Snape. Prepare seus lencinhos, pois as homenagens são tocantes.

Temos a participação de vários outros personagens. Tom Felton, que deu vida ao vilão mirim Draco Malfoy, mostra que é um poço de carisma e surpreende a todos ao falar sobre sua relação com Emma Watson, um dos momentos mais fofos do encontro. Outra participação importante e carismática é a da atriz Helena Bonhan Carter, que dá vida à geniosa Bellatrix Lestrange, que apesar de interpretar uma personagem com pouco tempo de tela, deixa sua marca, pelo imenso talento que tem. Gary Oldman também participa e mostra a importância do forte elenco adulto no sucesso dos filmes da franquia e comenta cenas de impacto, entre elas a morte de seu personagem Sirius Black.

O erro na inserção de uma foto de infância de Emma Roberts, e não de Emma Watson, ainda no começo da comemoração não chega a ser uma falha grave. Se faltou algo à comemoração, talvez tenha sido ouvir um pouco mais a voz dos fãs de Harry Potter, com alguns depoimentos. Basicamente vemos os depoimentos do próprio elenco na posição de fãs, mas não alguém com uma óptica externa contando a importância dessas histórias na vida de inúmeras pessoas.  Ainda assim, nada que minimize o impacto e a magia de reviver momentos de uma franquia tão especial na vida de muitos.

O especial também conta com a presença ee Robbie Coltrane, Ralph Fiennes, Jason Isaacs, Imelda Staunton,  James Phelps, Oliver Phelps, Mark Williams, Bonnie Wright, Alfred Enoch, Matthew Lewis, Evanna Lynch, Ian Hart, entre outros e prova mais uma vez que a febre Harry Potter não passou. Seus derivados, Animais Fantásticos, corroboram isso e dão consistência a chama existente no coração de cada um dos fãs.

Harry Potter é um acerto, é atemporal, traz mensagens de aceitação fundamentais e esperamos que supere às sombras por trás de uma autora de personalidade questionável. 

Nota: 9,5


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem