Que Round 6 é um sucesso, nós todos já sabemos. A série, que atingiu a marca de mais assistida em todos os países em que a Netflix se encontra disponível, tem como um dos seus principais atrativos seus jogos alucinantes que levam os participantes a fazerem simplesmente de tudo para conquistarem um prêmio bilionário (no Brasil algo em torno de 222 milhões de reais). 

Os jogos são inspirados em brincadeiras que marcaram a infância coreana, sendo que alguns são conhecidos no Brasil também. Dessa forma, resolvi analisar os seis jogos (desconsiderei aquele realizado fora da ilha) e posicioná-los em um ranking, começando pelo sexto colocado, até aquele que considerei o mais marcante da série. 

Se você ainda não assistiu a série, a lista abaixo contém spoilers.

 #6 COLMEIA DE AÇÚCAR

Ainda que requisitasse um tipo de habilidade bem diferente, o segundo jogo realizado na série foi o mais simples de todos. Em a Colmeia de açúcar, os participantes deveriam com o auxílio de uma agulha remover quatro formas (triângulo, círculo, estrela, guarda-chuva) de um biscoitinho feito com açúcar (por isso o nome do jogo). Se mesmo que uma pequena parte da figura se quebrasse, o jogador seria alvejado imediatamente.

O desafio pedia inicialmente um pouco de sorte, já que a pessoa escolhia a figura antes de conhecer o propósito do jogo e quem caísse com uma figura mais simples,  como o triângulo por exemplo, obviamente teria mais facilidade para removê-la. 

Vale salientar, que o jogo exigia sobretudo habilidade e estratégia. Seong, por exemplo,  percebeu que umedecendo com saliva o biscoito ficava mais fácil a remoção da figura, algo que foi imitado por vários outros participantes. Também tiveram aqueles que usaram fogo para aquecer a agulha e assim facilitar a retirada das formas. Mesmo com um cenário colorido e uma decoração bem no estilo "parquinho", capazes de garantir uma fotografia linda para esse desafio, o jogo não foi tão interessante quanto os demais.

#5 BOLAS DE GUDE

A princípio a ideia das bolas de gude pareceu ótima, especialmente por ser um jogo de infância também brasileiro, ou seja, fácil de se relacionar. No entanto, pelas regras os jogadores tinham a possibilidade de escolher o modo de jogar e, consequentemente, muitos optaram pelas maneiras que levavam em consideração a sorte e isso tornou-o um pouco menos instigante. 

Os jogadores tinham 30 minutos para conquistar as 10 bolinhas de gude do adversário e assim eliminá-lo (eliminação = tiro). O oponente, para azar deles, era justamente o parceiro escolhido por cada um no início, antes de saberem como seriam as regras do desafio. 

Ainda que esse jogo tenha garantido cenas com grande carga dramática e alguns dos momentos mais emocionantes da série (morte de personagens importantes), o jogo em si foi um tanto quanto simples, já que a ênfase foi dada nas relações entre os diversos personagens.

#4 JOGO DA LULA

O jogo da lula, Squid Game, como a série é conhecida nos demais países, foi mostrado logo na primeira cena de Round 6. Uma pequena amostra do que estaria por vir. Esse é o jogo de maior contato de todos, sem dúvida, e que tinha tudo para ser o primeiro do ranking, porém o timing dele durante a série não foi dos melhores. O ideal teria sido assisti-lo com um número maior de participantes, uma vez que ele considera zonas de defesa e ataque e a interação poderia gerar situações com bastante ação. Mas não foi o que aconteceu. Temos nele o embate entre os dois finalistas, que também diverte, mas não se aproveita de tudo o que o jogo em si possibilitava.

No chão desenha-se algo que simula uma lula e então divide-se os participantes entre defesa e ataque. Enquanto uma parte tenta permanecer no interior da figura, os adversários tentam expulsá-los a qualquer custo. O jogador que sair do interior da figura morre. Esse desafio marcou o gran finale da série e por mais que tenha terminado de uma maneira pra lá de dramática, teria sido interessante assistir os "vilões" do jogo participando dele.

#3 PONTE DE VIDRO

Um dos jogos mais legais de todos dependia de uma escolha inicial arriscada. Os jogadores deveriam escolher um colete com um número (de 1 a 16), mal sabendo eles que nesse caso ser o último seria uma grande vantagem já que o jogo consiste numa ponte extremamente alta formada por duas trilhas, que mesclam vidros temperados, ou seja, firmes o suficiente para suportarem o peso de até duas pessoas, e vidros que se quebrarão ao menor contato. Uma vez escolhendo o vidro errado, o participante cairia num literal abismo. 

Esse jogo desperta vários sentimentos. Temos jogadores que não hesitam em sacrificar a vida dos outros para chegar do outro lado da ponte. Temos também um participante em vantagem, pois trabalhou numa fábrica de vidros o que o permitiu identificar o vidro temperado pela luz e som. É nesse desafio também que a personagem Sae-Byeok fica gravemente ferida. Enfim, diversão garantida.

#2 CABO DE GUERRA

O cabo de guerra é talvez o jogo mais eletrizante de todos. Além de ser de fácil identificação, já que quase todo mundo já brincou ao menos uma vez na vida, o cenário dele também é impressionante. A adrenalina já começa na formação da equipe, haja vista que a crença popular nos leva a acreditar que esse jogo exige mais força que tática (só que não) e a equipe de Seong além de ser integrada por mulheres tem um homem idoso. 

No jogo, o cabo de guerra é montado em duas plataformas elevadas, a muitos metros de altura do chão, e a equipe derrotada será lançada de cima delas sem piedade. A equipe de Seong dá um show de estratégia, graças as dicas do jogador 001, que percebe que alternar os integrantes do time e usar o peso do corpo a seu favor, seria uma estratégia brilhante. As cenas garantem muita emoção e mostram que o jogo é muito mais do que somente puxar. Temos aqui um dos jogos mais emocionantes de todos.

#1 BATATINHA FRITA 1, 2, 3

Não tem como o grande emblema da série não ocupar a primeira colocação desse ranking. Por mais previsível que seja, o jogo Batatinha Frita 1, 2, 3 viralizou e não foi à toa. O desafio consiste em chegar do outro lado da linha. Além de terem um tempo para cumprir o trajeto, os participantes deverão ficar atentos a uma boneca, que, convenhamos, poderia ser uma parceira da boneca Anabelle da franquia Invocação do Mal. Equipada com câmeras com sensores de movimento, cada participante que se mover após a boneca dizer a frase Batatinha Frita 1, 2, 3 é imediatamente baleado.

Esse jogo é um verdadeiro massacre. Pra quem é amante do gênero é impossível não ovacionar a cena. É bom lembrar que naquele momento os participantes não têm ainda a malícia e noção do que aquele jogo lhes proporcionará. 

A boneca virou um verdadeiro hit e rainha dos memes, assim como o jogo também e ele é o gancho necessário para nos prender na série até o seu final.

A crítica da série já está disponível em nosso site. Leia clicando AQUI .

E você? Me conta aí como ficaria o seu ranking!


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem