O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. É dia de prestar homenagem àqueles que, com sua dedicação, competência e esforço, são os responsáveis por ensinar e transmitir conhecimento, tendo um papel fundamental extremamente essencial para a formação das pessoas.
Hoje
em dia, a profissão não é muito valorizada no Brasil, mas, inegavelmente, os
professores fazem toda a diferença, desempenhando uma função importante para a
educação e cidadania, trazendo grandes transformações na vida do aluno, bem como em seu caráter. E, muitas
vezes, um professor extremamente comprometido, e que ama o que faz, consegue
ensinar bem mais além do que o simples básico, conseguindo inspirar e moldar o
aluno de tal forma, que este leva como lição para a vida toda.
O FÓRUM NERD preparou esta lista com excelentes indicações de filmes sobre professores maravilhosos que servem como inspirações, que você precisa assistir o mais rápido possível. Então, prepare a pipoca e venha relembrar os filmes que fazem do professor mais do que um simples educador; são filmes memoráveis que mostram o quanto um professor pode ser importante e inspirador para vida e para a formação das pessoas como cidadãos mais conscientes.
Todos os filmes recomendados nesta lista foram conferidos no catálogo do Streaming na data da publicação desta matéria, sem data anunciada de até quando ficarão disponíveis.
1) SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (1989)
SINOPSE: Em 1959, John Keating (Robin Williams, de “Bom Dia, Vietnã”, 1987) se torna o novo professor de Literatura na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória apenas para garotos. Mas ele vai muito além de somente apresentar o conteúdo. O professor começa a despertar o interesse dos alunos em poesias, incentivá-los a ter pensamentos críticos, ajudá-los a desenvolver uma postura autônoma e enxergar o mundo de um ponto de vista diferente, além de incentivar seus alunos a pensarem por eles mesmos. Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. Mas, seus métodos de ensino criam um choque com a ortodoxa direção do colégio (que valoriza costumes conservadores e tenta controlar a liberdade dos jovens), principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.
O
filme mostra a importância dos jovens seguirem as suas aspirações e não
permitir que outras pessoas ditem a forma como devem pensar e agir. John
Keating consegue despertar nos estudantes o interesse por poesias e, com base
na ideia do Carpe Diem, ele auxilia os jovens a quebrar diversas
barreiras. Mais que resultados acadêmicos, o professor tenta fazer com que os alunos se
apeguem ao aprendizado e valorizem as palavras.
Disponível em: STAR+.
2) COACH CARTER – TREINO PARA A VIDA (2005)
SINOPSE: Em 1999, o dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson, de “Vingadores”, 2012), retorna para Richmond, Califórnia, e aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos, ele impõe um rígido regime, com muita disciplina e regras duras, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato, que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. Mas, quando as notas dos jogadores começam a baixar e o comportamento do time fica muito abaixo do desejável, Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula e, assim, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra.
Baseado
em fatos reais, o filme mostra como o técnico acreditou no potencial dos alunos
e desafiou que eles fossem além das suas limitações.
Disponível em: YouTube e Google Play.
3) ESCRITORES DA LIBERDADE (2007)
SINOPSE: Erin Gruwell (Hilary Swank, de “Menina de Ouro”, 2004), uma jovem e idealista professora chega em uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes, sem vontade de aprender e há entre eles uma constante tensão racial, marcada por separatismos e preconceitos raciais. Mas Erin decide elaborar um método diferente para despertar o interesse dos alunos, acreditando que poderia, inclusive, romper as barreiras étnicas e sociais que presenciou na turma, e a professora precisa enfrentar diversos desafios para conseguir motivar os jovens. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e, também, falem mais de suas complicadas vidas, a professora lança mão de métodos diferentes de ensino. Para conseguir quebrar as barreiras, ela inicia um projeto de leitura e escrita, incentivando os estudantes a manterem uma espécie de diário para relatar os acontecimentos do seu cotidiano. A partir do exercício, eles conseguem vencer seus medos e inseguranças e até mesmo a melhorar o relacionamento com os colegas de classe. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores, como a tolerância e o respeito ao próximo.
Baseado
em fatos reais, o filme retrata os desafios da educação em um contexto
socioeconômico problemático. A professora Erin Gruwell combate um sistema
deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos
estudantes. O filme foi realizado com base no livro “O Diário dos Escritores da
Liberdade”, que reuniu os textos escritos pelos alunos de Erin e publicado em
1999.
Disponível em: Netflix, YouTube e Google Play.
4) A GANGUE ESTÁ EM CAMPO (2006)
SINOPSE: Sean Porter (Dwayne “The Rock” Johnson, de “Hércules”, 2014) é um ex-jogador que trabalha como oficial de justiça criminal no centro de detenção juvenil Kilpatrick. Incomodado com a falta de disciplina, autoestima, união e perspectiva de vida desses jovens prisioneiros, Sean sugere criar um time de futebol americano para incentivar os rapazes a darem a volta por cima e consertarem os erros do passado. A ideia é recebida com ceticismo e resistência por seus superiores, mas o oficial resolve colocar a sua carreira em risco para provar que a motivação pode mudar o futuro desses jovens. Com o intuito de fazer diferença na vida destes jovens, Porter e seu colega de trabalho, Malcolm Moore, colocam em prática um plano para ensinar disciplina e responsabilidade, através do futebol americano. E, com somente 4 semanas antes da temporada começar, Porter precisa vencer diversos obstáculos para conseguir treinar um time forte à altura da competição. Esta temporada vai testar a mente, o espírito e o físico dos jogadores, ao mesmo tempo em que Porter tenta ensinar a eles princípios de boa conduta, força de vontade e respeito aos outros.
Baseado
em fatos reais, o longa conta a história do treinador Sean Porter em sua
difícil e corajosa empreitada para resgatar à sociedade alguns dos jovens
delinquentes que passam pelo reformatório onde trabalha por assassinatos,
roubos e outros crimes, na esperança de conseguir reduzir o número de
reincidentes e diminuir os índices de volta para a prisão ou morte quando são
soltos, utilizando o esporte na ressocialização de jovens que cresceram com uma
realidade difícil, cheia de violência, brigas de gangues e prisão precoce.
Disponível em: Netflix, YouTube e Google Play.
5) MENTES PERIGOSAS (1995)
SINOPSE: Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer, de “Assassinato no Expresso do Oriente”, 2017) é uma oficial da marinha que abandona a vida militar para ser professora de Inglês na escola Parkmont High School. Porém, logo na primeira escola em que trabalha, ela se depara com diversas barreiras. Sendo um colégio de negros, latinos e, na maioria, de pessoas pobres, ela terá que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora não consegue a atenção da sua classe através de métodos convencionais, ela parte para outra forma de ensino e passa a dar aulas com caratê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma por meio de métodos pouco convencionais. LouAnne não poupará esforços para ganhar a confiança deles e fazer a diferença em suas vidas, mas também aprenderá amargas lições. Com essas estratégias, ela conseguiu se aproximar dos estudantes e mostrar que era possível repensar as práticas pedagógicas.
Baseado
na história real de LouAnne Johnson, no livro “My Posse Don't Do Homework”. O
filme permite inúmeras reflexões e desperta um grande desejo de transformar a
escola em um local efetivo de aprendizagem, em que alunos e professores aprendam
sempre uns com os outros, além de expor a multiculturalidade étnica, a origem e
integração social dos alunos, a formação de professores e a indisciplina no
contexto escolar.
Disponível em: STAR+.
6) PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA (2009)
SINOPSE: Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações e de direitos durante sua juventude. Morando no bairro Harlem, em 1987, ela sempre foi maltratada pela mãe e violentada sexualmente pelo pai, além de ser frequentemente discriminada por ser pobre, negra e obesa. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é expulsa da sua escola e vai para uma instituição educacional que costuma receber alunos que não se adaptam na escola regular. É nesta instituição que Preciosa encontra a professora Rain (Paula Patton), que incentiva seus alunos a escreverem o que sentem, para conseguirem enfrentar os desafios que a vida lhes apresenta. É com a ajuda da professora Rain que Preciosa consegue fugir de sua existência traumática, dando asas à sua imaginação, e conseguindo ter a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida. Além disso, a professora auxilia Preciosa com diversas questões pessoais e a ajuda a enfrentar dificuldades e encontrar seu caminho por meio dos estudos.
O
longa aborda questões de bullying, violência sexual contra a mulher, violência
doméstica, racismo e preconceito contra pessoas obesas. Com o incentivo da professora, o
apoio das colegas e o esforço de colocar o que sente para fora, Preciosa passa
a se enxergar de uma maneira totalmente diferente – não mais como uma pessoa
acuada, mas como alguém com controle sobre a própria história. Assim, a
educação é utilizada como uma forma de transformação pessoal, mostrando,
gradativamente, as mudanças nas atitudes de Preciosa, inclusive comportamentos
que culminam no que é melhor para ela.
Disponível em: Amazon Prime Video.
7) MR. HOLLAND – ADORÁVEL PROFESSOR (1995)
SINOPSE: Em 1964, Glenn Holland é um músico e compositor que decide lecionar para ter mais dinheiro e, assim, se dedicar a compor uma sinfonia. Inicialmente, ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música. No entanto, ao longo dos anos, o professor descobre a alegria de poder compartilhar com os alunos sua paixão pela música. Holland vai de música clássica ao rock para conseguir se conectar com os jovens e ensiná-los sobre música. Com o passar do tempo, a convivência com os alunos se torna uma realização para ele; com isso, ele muda da insegurança e do ceticismo inicial para a irrepreensível postura de um profissional entusiástico, disposto a tirar o melhor de seus alunos.
O
longa é uma lição de vida, de companheirismo, de como fazer a diferença na vida
das outras pessoas e, principalmente, de como aprender com elas. O filme também mostra que Educação não é só livro e caderno, mas formar e
transformar seres humanos.
Disponível em: YouTube.
8) O GRANDE DESAFIO (2007)
SINOPSE: Melvin B. Tolson (Denzel Washington, de “Os Pequenos Vestígios”, 2021) é um brilhante professor e amante das palavras. Melvin é um professor que leciona, na década de 1930, em uma escola na qual a maioria dos alunos é negra. Melvin se esforça para treinar uma equipe de alunos para debater em um tradicional campeonato entre universidades (disputada em sua maioria por brancos do sul dos Estados Unidos) e mostrar que eles são capazes de disputar com jovens de Harvard. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades; cujo maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme plateia.
Além
de mostrar debates enriquecedores, o filme evidencia os problemas enfrentados
pelos estudantes negros durante esse período, cujo principal foco é a luta dos negros pelos
Direitos Civis nos EUA durante a Grande Depressão, bem como abordar a luta ideológica pela Liberdade. Baseado em fatos reais e
Disponível em: YouTube.
9) MEU MESTRE, MINHA VIDA (1989)
SINOPSE: O professor Joe Clark (Morgan Freeman, de “Um Sonho de Liberdade”, 1994) é convidado por um amigo a assumir o cargo de diretor em uma problemática escola de Nova Jersey, que está visivelmente decadente e imersa em violência e no tráfico de drogas. Autoritário e arrogante, Clark decide fazer uma verdadeira revolução no colégio, comandando-a com pulso firme e com métodos pouco ortodoxos, as vezes até violentos. Dessa forma, ele consegue fazer com que alguns alunos da escola, que sofrem com problemas de drogas e violência, passem no exame de final de ano realizado pelo governo. Sua intenção é aprimorar o local e garantir com que os jovens tenham oportunidades para construir um futuro melhor. Mesmo fazendo o bem para os alunos, seus métodos contraditórios atraem admiradores, mas, também, inimigos.
Baseado em fatos reais, o longa mostra o trabalho de Joe Louis Clark quando assumiu o Colégio East Side, em 1982, retratando um pouco da sua personalidade em conduzir com pulso firme a comunidade escolar, principalmente com seus esforços, que ajudaram muitos estudantes. É um excelente filme para refletir sobre as dificuldades na educação atual.
10) AO MESTRE, COM CARINHO (1967)
SINOPSE: Mark Thackeray (Sidney Poitier, de “O Chacal”, 1997) é um engenheiro que, ao perder o emprego, resolve dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara com adolescentes indisciplinados e desordeiros, que estão determinados a destruir suas aulas e fazem de tudo para que ele desista da missão de lecionar. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Mark não desiste de seus alunos e, com persistência, toma a situação como um desafio e luta para mostrar a eles uma nova forma de aprendizado. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.
O
longa mostra o grande desafio de Thackeray para ensinar esses alunos indisciplinados
sobre tolerância e respeito ao próximo.
Disponível em: YouTube e Google Play.
11) ESCOLA DE ROCK (2003)
SINOPSE: Dewey Finn (Jack Black, de “Jumanji: Bem-Vindo à Selva”, 2017) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele “rouba” o trabalho do amigo e colega de quarto e aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida, identificando-se como se fosse o amigo, que é quem realmente foi contratado como professor. Logo, Dewey detecta o talento musical de seus estudantes e, ensinando aulas de rock, resolve formar uma banda com participação dos alunos, sem o conhecimento de seus pais.
Neste
caso, a dinâmica do longa é contrária aos tradicionais filmes sobre
professores. Os alunos são certinhos e o mestre é o fanfarrão. Durante as aulas
de rock, as crianças vão adquirindo mais segurança em relação a seus interesses
e suas identidades. Dewey inspira os alunos a enfrentarem o “sistema” e acaba inspirado
por eles, se tornando um exemplo para seus alunos.
Disponível em: Netflix, YouTube e Google Play.
BÔNUS
12) GÊNIO
INDOMÁVEL (1997)
SINOPSE: Will Hunting (Matt Damon, de “Os Infiltrados”, 2006) é um jovem órfão de 20 anos, em Boston, que trabalha como faxineiro em uma universidade e já teve algumas passagens pela polícia. Will é um jovem rebelde, briguento e desordeiro, que sempre se mete em confusão. No entanto, Will é um rapaz brilhante e tem um grande talento nato para a matemática, sendo capaz de resolver equações e problemas complexos sem nenhuma dificuldade. Mesmo tendo problemas de comportamento, Will é notavelmente um rapaz inteligente, que absorve diversos livros e que possui um alto nível de argumentação e senso crítico para rebater universitários sem nunca ter frequentado um curso superior. Por decisão judicial, Will precisa fazer terapia, mas não apresenta resultados de melhora porque debocha de todos os analistas. Até que Will encontra um analista com quem se identifica: o psicólogo Sean Maguire (Robin Williams, de “Bom Dia, Vietnã”, 1987), que enxerga além das aparências e percebe que o verdadeiro desafio de Will é se abrir para a vida real, e o ajuda a formar sua identidade, direcionando-o na vida.
“Gênio Indomável” é um excelente filme com várias lições de vida, como amizade, valores, profissão, amor, relacionamentos, autoconhecimento, perdas, desafios, medo da mudança e, principalmente, buscar o lado positivo da vida, mesmo nas adversidades. O longa também ensina que todos podemos encontrar nosso propósito na vida, com um mínimo de esforço.
Postar um comentário