Estrelado por Steve Yeun, Minari explora as contradições do sonho americano.

O sonho americano é um pensamento idealizado no seio da sociedade norte-americana que atrela o sucesso de um indivíduo ao esforço empregado em seu trabalho. Segundo essa ideia, quanto mais você trabalha, maiores são as oportunidades de ascensão econômica e social. Durante a história, muitas pessoas de vários países ao redor do mundo estavam tão imersas nessa ideia que emigraram para os EUA em busca de uma condição de vida melhor que a existente em seus países de origem. Em outras palavras, elas buscam suas felicidades nas terras do Tio Sam.

'Minari - Em Busca da Felicidade' é a síntese da falácia dessa ideia ao explorar o cotidiano de uma família de imigrantes coreanos que buscam sobreviver. Jacob Yi (Steve Yeun) é um sul-coreano que junto de sua esposa Monica (Han Ye-Ri) compram um pedaço de terra no Arkansas e se mudam para lá com seu filho David (Alan S. Kim) e sua filha Anne (Noel Cho). A trama mostra todas as dificuldades que essa família deve enfrentar para construir seu "sucesso" nesse novo lar.

O diretor e roteirista, Lee Isaac Chung, conduz a trama focando em diferentes personagens, filmando de modo particular cada bloco. O roteiro nos apresenta como cada membro da família Yi reagindo a essa nova vida, especificamente, a relação com o ambiente ao redor. Por exemplo, para Jacob, a experiência começa de modo libertador, a câmera trabalha o personagem relaxado, os ângulos das cenas são bem amplos, destacando o cenário campesino.

Na outra vertente, Monica é sempre filmada de perto, os ângulos focam muito no torso e rosto da personagem, deixando claro a insatisfação dela com as escolhas do marido. Na casa da família, a câmera se movimenta pouco, referenciando a ideia do ambiente ser sufocante. O pequeno David é o personagem mais carismático da obra, sua curiosidade com o mundo é encantadora de assistir, ainda que ele mereça um castigo por tratar mal sua encantadora avó Sonjaa (Yoon Yeo-jeong).


Aliás, essa é uma das avós mais carismáticas já apresentadas em um filme, é interessante ver o choque de cultura que a presença dela traz para a história, as cenas dela com o neto são as mais emocionantes e engraçadas da película. Um ótimo trabalho dos dois atores que possuem uma ótima química, sendo auxiliados por diálogos muitíssimo bem escritos. O único personagem do filme que não chama a atenção é o Paul (Will Patton), não por culpa do ator e sim do roteiro que o usa para fazer uma alusão às pessoas destroçadas pelas expectativas da fé, mas essa ideia não encaixou bem na história.

Apesar de ser produzido por uma empresa norte-americana, os diálogos da produção são em grande parte falados em coreano com algumas palavras em inglês dita pelos filhos, isso não é gratuito na história. É bem sutil a crítica ao preconceito que pessoas de origem asiática sofrem nos EUA, o que deixa os Yi tendo que explorar sua origem coreana como estratégia para ganhar dinheiro, já que o emprego deles, na fábrica de frangos, oferece poucas perspectivas de mobilidade social.

Também se destaca a boa sacada do texto em usar o estado da colheita da fazenda como uma metáfora para a relação dos protagonistas. Conforme avança o tempo, vemos cada problema oriundo da fazenda atrapalhar o convívio da família, quando a plantação seca, isso é uma referência a relação cada vez mais tensa do casal e quando ela eventualmente apodrece, indica uma ruptura. Todos os atos da história seguem uma progressão natural de eventos, investindo em pequenos momentos de ternura e tensão para nos lembrar as dificuldades da vida.

Por fim, vale destacar a ótima fotografia de Lachlan Milne que sempre ressalta bem o propósito de cada momento. Nas cenas no campo, a iluminação é mais clara, destacando o clima bucólico. Em blocos mais tensos, as cores são mais frias para combinar com o tom do que está sendo construído pelos atores. Uma construção visual simples, mas bem precisa.

'Minari: Em Busca da Felicidade' diverte, emociona e nos refletir sobre a vida com uma história simples, mas poderosa.

Nota: 9,5

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem