Capítulo inicial do Monsterverse tem potencial, mas desperdiça de atores de calibre em personagens desinteressantes.

Lançando em 2014 e dirigido por Gareth Evans, 'Godzilla' é o filme que deu o pontapé inicial ao que viria a ser o Monsterverse da Warner Bros. A trama começa em 1999 onde são descobertos ossos de uma criatura gigante em uma escavação mineira, a partir daí somos apresentados aos personagens que “movimentarão" a trama. Bryan Cranston e Aaron Taylor-Johnson interpretam Joe e Ford Brody, pai e filho que buscam respostas a respeito de uma acidente na usina nuclear onde Joe e sua esposa trabalharam e onde a mesma faleceu após um vazamento de radiação.

Após essa breve sinopse, devo dizer que esperava um papel mais importante para o Bryan Cranston, ele é um excelente ator, mas é desperdiçado num papel risível, já que o personagem dele é bem qualquer coisa. O que nos leva a outro problema, o núcleo dos personagens humanos é extremamente entediante, não há um desenvolvimento de personagem significativo e pior os atores parecem que sentem sono durante as cenas, não há a mínima espontaneidade ou veracidade nas reações. O protagonista do filme Ford Brody é tão raso que honestamente pouco importava se ele morria ou vivia, o mesmo do resto do elenco.

A temática que "move" a narrativa é a valorização da família e ao longo da trama, o personagem de Aaron Taylor-Johnson (o protagonista mais desinteressante de todos os tempos) luta contra diversos monstros para retornar para sua esposa (Elizabeth Olsen) e filho. Nas mãos de um roteiro mais imaginativo, isso renderia um ótimo filme, mas aqui, é um mero artifício feito para tentar uma tentar uma conexão emocional com o público. Os personagens não dividem mais do que dois minutos na mesma cena e se espera que o público goste deles porque o texto quer.

Para piorar a situação o próprio Godzilla parece muito pouco e quando aparece é ocultado por uma fotografia escura que dificulta o espectador enxergar a cena com clareza. As cenas de ação bem feitas, mas secundárias na narrativa, sendo que o principal atrativo de um filme do gênero é ação. A direção do filme é a maior responsável pelos problemas citados, é tudo muito burocrático não há uma energia nas cenas, a fotografia também não ajuda.

O diretor Gareth Evans é pouco imaginativo na construção das cenas,aparentando estar perdido no projeto. Pelo menos, o roteirista soube explicar de modo bem didático a origem dos monstros, seus poderes e limitações. A base do Monsterverse foi bem estabelecida e tudo que veio a seguir, aproveitou ganchos desse filme.

Nos quesitos técnicos, os efeitos visuais e o design das criaturas são os maiores acertos do filme, os monstros são bem feitos e não fica aquela sensação óbvia de que é CGI como em muitos projetos. O Godzilla é bem assustador, assim como os demais monstros apresentados.

'Godzilla' é divertido, mas peca por ter uma direção fria e personagens apáticos.

Nota: 5,0

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem