Zack Snyder é um diretor amado e odiado por suas infames adaptações de quadrinhos da DC Comics. O cineasta já dirigiu Watchmen, O Homem de Aço, Batman vs Superman e agora está trabalhando numa minissérie da sua visão para o filme da Liga da Justiça para o HBO Max.

Snyder era o diretor do filme, mas teve que se afastar da produção após o trágico suicídio de sua filha. Foi aí que a Warner Bros chamou Joss Whedon para dar uma nova cara ao projeto e fez diversas alterações na história de Snyder e Chris Terrio. As más línguas dizem que o estúdio não estava feliz com o trabalho deles após a péssima recepção de Batman vs Superman em 2016.

Logo, pareceu uma "boa idéia" distanciar-se do estilo soturno do diretor e fazer um filme mais leve e divertido. Só que o resultado desse novo corte não agradou os fãs, além de afundar o estúdio em diversas polêmicas envolvendo produtores, atores e Kevin Tsujihara, ex-CEO da Warner Media.

Formou-se então uma campanha na internet pedindo que a visão original do projeto fosse revelada para os fãs. Foram quase três anos de pedidos até que graças ao HBO Max, recém-inaugurado serviço de streaming da Warner, uma minissérie de quatro capítulos irá trazer a visão de Zack Snyder para a equipe de super-heróis.


O projeto contará com um orçamento de cerca de US$ 70 milhões e trará de volta alguns atores e membros da equipe técnica para refilmar e finalizar partes inacabadas da narrativa. Um ponto que deve ficar claro, não será um filme e sim uma minissérie, portanto, o formato da narrativa e o estilo de edição serão diferentes dos normalmente utilizados no cinema.

Esse formato dá ao diretor a oportunidade de deixar a trama com um ritmo mais ágil sem precisar de um filme com longa duração para fazer isso. Ele também poderá aprofundar-se melhor em tramas deixadas por filmes anteriores e explorar melhor os personagens novos como Flash e Ciborgue, algo que a versão de 2017 certamente não fez bem.

Foi noticiado essa semana que Jared Leto (intérprete do Coringa em Esquadrão Suicida) e Joe Manganiello (intérprete do Exterminador) vão filmar novas cenas para a série e isso abre um leque de novas possibilidades. É esperado que a morte do Robin referenciada em Batman vs Superman e Esquadrão Suicida seja mostrada com mais detalhes nessa versão, dando novas camadas para o Batman e expandido o universo de Gotham do qual vimos muito pouco. Além disso, especulam que Margot Robbie pode fazer uma cameo como Arlequina para deixar as coisas ainda mais interessantes.

Pode parecer muita coisa para os céticos e alguns tem razão, para um filme seria muita informação e a narrativa seria inchada. Só que por ser uma série, a equipe de montagem pode deixar tais momentos mais bem incorporados à história de maneira geral. Algumas alterações no roteiro devem ajudar a dar um tom mais televisivo para a trama e o alto investimento garante uma qualidade melhor em cinematografia e efeitos visuais.

Um dos elementos mais vergonhosos da versão de 2017 foi o uso de computação gráfica para remover o bigode de Henry Cavill nas refilmagens comandadas por Joss Whedon. Na época, o ator estava filmando Missão Impossível: Efeito Fallout e impedido por contrato de remover o bigode. Só que os gênios ao invés de refazerem as cenas dele com o uso de uma barba, optaram por "tentar" apagar com computação gráfica. O resultado foram algumas das cenas mais vergonhosas da história do cinema em termos de efeitos visuais e tirou completamente a imersão de vários momentos legais.


Outro elemento a ser consertado, é o visual do Lobo Estepe que foi muito modificado na versão de cinema. Agora o personagem terá uma aparência mais grotesca e assustadora em tese. Também teremos a adição de mais elementos do Quarto Mundo, com as aparições de Desaad e Darkseid já confirmadas pelo diretor. A cena na qual Amazonas, Atlantes e os Deuses do Olimpo lutam contra as forças de Apokolips deve ganhar uma versão mais longa e fornecer mais detalhes da primeira tentativa de invasão alienígena na Terra.

Além disso, está confirmado que as histórias de origem de Barry Allen e Victor Stone serão mais trabalhadas mostrando como os personagens ganharam seus poderes e suas relações familiares terão novos contornos. Iris West interpretada por Kiersey Clemons vai aparecer assim como a mãe de Ciborgue, as duas foram cortadas do filme original.

Por fim, vale destacar que o motivo da Warner investir nesse projeto é tentar atrair mais assinantes para o HBO Max e o buzz em torno do Snydercut é uma possível fonte de renda forte demais para ser ignorada. Segundo relatos, o estúdio está deixando Zack Snyder ter liberdade criativa, dessa forma, ele faz tudo o que deseja para que sua visão seja contemplada.

Isso é interessante, pois caso a minissérie seja um sucesso, eles vão colher os frutos desse triunfo e terão agradado aos fãs. Caso a recepção seja ruim, também não fará mal, pois como Snyder teve completa liberdade, o peso desse fracasso recai nas costas dele, livrando a Warner desse fardo de uma vez por todas. É como a Amanda Waller disse em Esquadrão Suicida,  se sair algo errado, a culpa será dos outros e não nossa.

Esse foi o artigo de hoje, pessoal. Espero que tenham gostado e deixem nos comentários suas expectativas para o Snydercut. Até a próxima !

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem