Após o grande sucesso do Quarteto Fantástico, que tiveram sua revista lançada no final de 1961, a recém-formada Marvel decidiu apostar em mais quadrinhos relacionados a super-heróis, e da dupla que criou o Quarteto um ano antes, Stan Lee e Jack Kirby, nasceu o Incrível Hulk.

Uma mistura de, principalmente Frankestein e Dr Jekyll e Mr Hyde, vemos o Doutor Bruce Banner, que no começo, sofre o drama de à noite, se transformar no Incrível Hulk, uma criatura “à parte” do Doutor, que acaba caindo em situações de salvar o mundo, enquanto é “odiado” pelas pessoas, por ser um monstro, e ser caçado por um exército. Isso tudo para dar uma abordagem mais “humana” para o personagem, uma coisa que também estava sendo feita com o Quarteto.

Mas bem, indo para origem desse personagem, na sua edição #1, em Maio de 1962, acompanhamos o já citado Doutor Bruce Banner, um cientista gênio e especialista em radiação gama, que está trabalhando com o exército americano para criar uma bomba dessa radiação. Enquanto ele se prepara para testar a bomba, junto de outro cientista chamado Igor (Que apresenta uma forte curiosidade nas pesquisas sobre os raios do Banner), somos apresentados para o explosivo general Thadeus “Thunderbolt” Ross, e sua filha Betty Ross, que seria o interesse amoroso do Doutor. Enquanto a contagem regressiva começa, Bruce percebe alguém no meio dos campos de testes e pede para Igor parar a contagem enquanto ele vai levar essa pessoa pra fora. Mas Igor não para a contagem e enquanto Bruce leva um jovem chamado Rick Jones para um lugar seguro, ele é exposto aos raios da bomba gama é fica desacordado. Após um tempo, Bruce é levado pelo jovem para a enfermaria, onde ele acorda, mas logo, quando a noite cai, se transforma numa criatura maior, mais forte e mais raivosa, que como muitos sabem, tinha a pele cinza originalmente, O Hulk. 

O Hulk vai até os dormitórios, seguido de Rick Jones, assustando vários soldados pelo caminho, até que chega no quarto do Doutor e descobrimos que Igor era um espião tentando roubar as pesquisas sobre Raios Gamas, mais é facilmente derrotado pela criatura, que ao ver um retrato de Bruce Banner, mostrado por Rick, mostra que tem uma personalidade bem diferente pelo Doutor, mostrando um certo desprezo por Bruce e pelos humanos, mas quando o Sol passa pela janela, Hulk volta a ser Banner, que após problemas com os membros do exército e uma conversa com Betty, é deixado no dormitório, receoso se o Hulk iria voltar. Igor, que foi preso, consegue contatar os soviéticos do outro lado do mundo, e de lá chega o primeiro vilão a enfrentar o Hulk, O Gárgula, com aparência horrenda, uma cabeça grande e um intelecto imenso. Enquanto está andando de carro com Rick, Banner se transforma de novo, de noite, e acaba encontrando Betty, assustando-a e fazendo ela desmaiar. O Gárgula, que havia se lançado, por um foguete, até a América, também encontra eles e controla o Hulk e o Rick com uma pistola controladora de mentes, levando eles para a União Soviética. Enquanto isso, General Ross encontra a filha desmaiada e jura vingança ao Hulk por ter assustado ela, querendo caçar o monstro. Na União Soviética, Banner se destransforma na luz do dia e o Gárgula descobre o segredo do Doutor. Banner percebe que ele era só um homem triste e oferece ajuda, tirando a aparência horrenda dele, mas com isso o conhecimento. Gárgula aceita e se torna um homem normal. ele ajuda os dois americanos à fugir, aparentemente destruindo a base comunista, se suicidando no processo (pelo que parece) e assim acaba a primeira edição de O Incrível Hulk.

E, rapidamente dar uma pausa para falar sobre o patriotismo americano nesses quadrinhos. Era começo dos anos 60, Guerra Fria, Capitalismo vs Socialismo, EUA vs União Soviética, e isso refletiu um pouco nos quadrinhos da Marvel, principalmente com a adição de vilões da União Soviética nas histórias como o Gárgula nessa primeira história do Hulk, ou até heróis patriotas. Podemos dar o exemplo do Reed Richards, levando em consideração que um dos motivos do lançamento prematuro do foguete que ocorreu o acidente do Quarteto foi motivada pela pressa da corrida espacial.

Mas voltando, na edição #2 temos a cota de aliens “genéricos” dos quadrinhos da Marvel nos anos 60, aqui eles são os Homens Sapos com suas armas magnéticas que tentam invadir o planeta Terra mais são derrotados pela arma gama de Bruce Banner. Também é bom notar que é a primeira vez que o Hulk está “oficialmente” trajado de sua cor clássica, o verde, e nessa edição os desenhos do Kirby fazem ele ficar muito mais assustador do que na primeira edição da série e que temos um recap da origem do monstro verde.

Já na edição #3, temos três histórias conectadas em uma só. A primeira, General Ross convence Rick Jones a usar o Hulk como objeto de testes numa nave espacial dizendo que era “pela segurança nacional” (Aí o patriotismo de novo). Hulk é lançado no espaço e é afetado por raios cósmicos. Quando Rick consegue salvá-lo, descobrimos que o Hulk agora atende aos comandos do jovem, mas não volta mais a ser Bruce Banner, então a “segunda história” é um recap (de novo), mas esse foca mais na visão do Rick. E a terceira é o Hulk e o Rick Jones versus o Circo do Crime (vilões da era de ouro), onde o mestre de cerimônias, Ringmaster, hipnotiza as pessoas das cidades onde o circo passa.

 A partir da edição #4, nós temos 2 histórias distintas por edição. Na primeira depois de ver como o desaparecimento do Doutor estava afetando a base militar, Rick usa uma arma de raios gamas para tentar reverter o efeito do Hulk “eterno”, e consegue (porém o Doutor fica extremamente cansado quando volta), sendo a segunda alteração em como o Hulk se transforma. E quando o Doutor Banner descobre que pode se transformar em Hulk, vemos que ele fica com o corpo do Hulk e a mente do Banner (mas algumas vezes as mentes do homem e monstro se misturam), sendo um esboço do que se tornaria o Professor Hulk. Na segunda um alien chamado Mongu ameaça a Terra e quer enfrentar a criatura mais poderosa nela. Nisso o Hulk vai atrás do alien e descobre que na verdade era um plano socilaista para capturar o Hulk, sendo o alien uma farsa (decepcionante), para eles capturarem o Hulk.

Na primeira história da edição #5, temos o que pode ser considerado o primeiro super-vilão do Incrível Hulk, Tyrannus, um homem de uma era antiga banido por Merlin a viver no subterrâneo e líder de uma raça, também, subterrânea, e é rodeado de tecnologias futuristas. Ele sequestra Betty e faz Bruce voltar a ser o Hulk, mesmo que receoso em se transformar de novo. Ele é derrotado por Tyrannus e obrigado a lutar como Gladiador. Quando Hulk vence a luta contra um robô, mas quando o vilão ameaça a amada a parte do Bruce do monstro hesita e é feita de escravo por Tyrannus. Mas Rick Jones consegue salvar Betty e o Hulk que prende Tyrannus de novo no subsolo. O problema é que no final Betty sofre amnésia e esquece como o Hulk à salvou Já a segunda história só vemos Hulk indo até Formosa (Taiwan) e derrotando o poderoso (e genérico) General Fang e seu exército.

E na última história da primeira série solo do Hulk (Que é desenhada por Steve Ditko e não Jack Kirby) temos o gigante esmeralda enfrentando o Mestre do Metal, alienígena que consegue controlar o metal de qualquer forma. Devido à problemas com os raios gamas, quase que Bruce não consegue se transformar em Hulk por completo, mas no final a transformação se realiza e ele acaba enfrentando o vilão, sendo derrotado e capturado pelo exército americano. 

Enquanto isso, Rick Jones que se sentiu ofendido pelo Hulk, acaba formando a Brigada dos Adolescentes (Que seria importante em outra revista) e volta para o esconderijo do Hulk. Lá ele encontra Banner e percebe que foi o Hulk que o ofendeu e não Banner. Eles então montam um plano para derrotar o Mestre do Metal, onde Rick pede a ajuda da Brigada para fazer uma rama  de mentira e pintar de cores metálicas. A arma é usada contra o vilão e engana ele, sendo assim Hulk pega lo desprevenido e obriga ao vilão a voltar para o espaço. Hulk tenta se transformar de novo em Bruce Banner, mas não consegue. Mesmo gostando de ser o Hulk ele não queria ser assim para sempre, mas num ataque de raiva o efeito funciona e ele volta a ser só o Doutor Bruce Banner, percebendo que o efeito só demorou e que aquilo poderia ter sido causado pela grande exposição dos raios gamas, e finalmente volta para os braços de sua amada Betty Ross.

Bem, isso só foram resumos das 6 primeiras edições do Hulk. Comparado ao Quarteto Fantástico, acho que a dupla Lee e Kirby não conseguiram fazer um bom trabalho, tanto que O Incrível Hulk foi cancelado após sua sexta edição. Não pareceu que els tinham a mesma inspiração para fazer as histórias do Hulk. As melhores coisas foram Rick Jones, que acaba sendo sempre esquecido no churrasco e a relação do Hulk com o Bruce, além de vermos que a vida de heróis do Hulk afeta a vida profissional do Bruce, já que eles não podem estar sempre no mesmo lugar, o Bruce sempre fica desaparecido, preocupando muito, principalmente, sua amada Betty.

Bem, pro próximo post, vamos ver alguém bem poderoso em uma jornada para o mistério, o deus nórdico Thor.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem