Motoqueiro fantasma de 2007 está na lista de um dos meus guilty pleasures favoritos. Sempre que boa parte das vezes passa na TV, ou dá vontade, eu o assisto descompromissadamente, e sempre fico satisfeito como mero entretenimento. Mas, falando friamente, você percebe que ele não é uma obra que o espirito de vingança merecia. POSSÍVEIS SPOILERS!
Vou começar falando do enredo desse filme, temos um Johnny Blaze(Nicolas Cage no modo exagerado de ser) que fez um pacto com o diabo Mefisto(Peter Fonda, que descanse em paz) após algo dramático a isso ter ocorrido e crescido amargurada perante a sua fama, o passado volta pra atormenta-lo e junto disso, o Motoqueiro Fantasma surge para enfrentar a mando de Mefisto o coração negro(Wes Bentley). Só de ler essa resumida rápida, parece ser um filme rápido, e ele é. Porém, muito mal desenvolvido. A estrutura narrativa é pobre e construída em muitas partes e é deixada de lado para criar outra trama narrativa, também deixada de lado, como as motivações de Coração Negro, que não chama atenção. As subtramas no decorrer do filme, como toda a perseguição da polícia pelo motoqueiro. O mal desenvolvimento de personagens, não tem escopo aqui. É tudo feito na correria, e olha que é a mera origem do motoqueiro. É tudo muito frágil para dar lugar a gags vergonha alheia que nosso Nicolas gaiola adora fazer com sua ex no meio da confusão. Talvez o ponto que mais interessa nessa trama, é o ponto em que Johnny encontra o zelador do cemitério(Tedd Elliot), e tem ali uma boa camada narrativa que até nos desvia por segundos da má estrutura do filme, mas que é uma mitologia essa escanteada infelizmente, o roteiro simples, porém executado de forma afobada. Se tem algo que o filme não tem é narrativa.
Ao falar dos personagens principais, Johnny Blaze feito pelo Nicolas Cage é limitado a caras e bocas sempre que pode(falando no lado de guilty pleasure, diverte muito ver o protagonista em modo pica pau de ser, no modo critico, é frustrante). Com direito a ele ser rebaixado de um cara foda nas HQs, a mero comedor de jujubas que faz piruetas de moto, é engraçado mas é trágico. O Blaze é muito mal planejado nessa pelicula, sua transformação a motoqueiro não o afeta tanto ao longo do filme, um péssimo trabalho de direção. A Roxanne(Eva Mendes) está aqui para ser única e exclusivamente interesse amoroso, e...só...é isso. Podia ter um elo dramático com ela e johnny, mas é pífio e não chama atenção, pois os atores são "belissimos" contracenando juntos, que sinto uma química forte igual a de um miojo com tempero. TALVEZ o único ator tão bem nesse filme(o 2º, alías) seja Tedd Elliot como o coveiro que esconde um passado tanto quanto ok. Suas aparições são bem legais, e talvez podia ter muito mais tempo de tela.
Os antagonistas, bem, Coração Negro é a pior coisa desse filme, são ridículas suas aparições tentando ser assustador ou maléfico, rebaixado a um emo gótico amargurado, tem motivações mal dirigidas. O ator que é muito bom, porém mal dirigido infelizmente, seus capangas? piorou! Muito sem graças, e estão ali para morrer de forma rápida e sem empolgação. Até porque as lutas aqui são horrorosas e mal feitas. Mefisto talvez seja a melhor coisa desse núcleo, Peter Fonda passa um ar melancólico, que se fosse um filme bem feito, ele poderia ter funcionado mais como Mefisto, mas desperdiçado a contracenar com um comedor de jujubas e um emo enraivecido. Não tinha muito oque fazer.
A produção do filme por outro lado é até competente em boa parte dos aspectos. Embora peca em alguns CGI em cenas perceptíveis, principalmente do Motoqueiro Vs os capangas do coração negro. O visual do Motoqueiro é bem fiel, com direito a moto se transformar por completo junto. Deixando um ar bem quadrinesco, visual esse que, infelizmente não foi feito da mesma forma que os vilões. A fotografia é ok, o clima é legal, com um ar western constantemente, que combinou com o personagem acompanhado de uma trilha bem feita.
Conclusão: Filme bem mediocre de alma, Me diverte só por ver o Nicolas Cage gargalhar e fanfarronar em tela( é impagável mesmo), mas como filme, é porco, com uma má estrutura narrativa, desenvolvimentos fora de questão, e resoluções mequetrefes. É assistivel, mas deixa com gosto amargo para aqueles que vierem aqui procurar um filme do motoqueiro fantasma de fato.
Nota: 4
Publicado por: Avast.
Postar um comentário