Os Thunderbolts são uma equipe relativamente conhecida pelos fãs dos quadrinhos da Marvel, sendo uma espécie de resposta da editora á tropes conhecidos como o Esquadrão Suicida, sendo uma equipe de vilões liderados pelo Barão Zemo que atuam para realizar missões secretas.

Criados por Kurt Busiek e Mark Bagley em O Incrível Hulk #449, no ano de 1996, a equipe teve diversas formações e objetivos diferentes nos quadrinhos ao longo das décadas, tendo vários vilões menores, e personagens conhecidos como Mercenário, Abominável, Venom, Justiceiro, Electra e outros envolvidos.

E por mais que a equipe esteja oficialmente sendo introduzida ao MCU, muitos fãs estranharam a formação e personagens escolhidos para catapultar eles aos cinemas, e embora nenhum dos personagens seja necessariamente um vilão nos cinemas, a equipe já tem um histórico de formações nos quadrinhos também onde tinha apenas mercenários, heróis ou anti-heróis na sua formação.

Eis então que o diretor Jake Schreier (Cidades de Papel, Treta) se junta aos roteiristas Eric Pearson (Viúva Negra, Thor: Ragnarok), Lee Sung Jin (Treta, Dave) e Joanna Calo (O Urso, Treta) para trazer essa equipe ás telas do cinema, em um filme que vai colocar eles contra uma das ameaças mais poderosas que o universo já enfrentou.

Confira então uma lista que fizemos destacando os personagens confirmados e os personagens especulados que devem aparecer no filme.

Personagens Confirmados

Yelena Belova (Florence Pugh)

Primeira aparição nos quadrinhos: Inumanos Vol. 2 #5 (1999), criada por Devin Grayson e J.G. Jones.

Yelena Belova foi treinada como espiã e assassina na Sala Vermelha. Originalmente era inimiga de Natasha Romanoff e foi enviada para matá-la, porém mais tarde acabam se tornando aliadas. Ela também foi membro da S.H.I.E.L.D., Vanguarda e Hydra, que a transformou em uma versão do Super-Adaptoid. Como Super-Adaptoid, ela chegou ao Alto Conselho da I.M.A. Voltou a usar o seu codinome original, se tornando uma substituta da Viúva Negra.

A personagem fez sua estreia no MCU no filme "Viúva Negra", interpretada pela atriz em ascensão Florence Pugh (Oppenheimer, Duna: Parte Dois), retornando brevemente na série "Gavião-Arqueiro". Continuando sua jornada no MCU tentando achar um propósito na vida após a morte de sua irmã, Natasha Romanoff (Scarlett Johanson), Yelena segue sendo uma assassina implacável, mas se vê presa com essa equipe de anti-heróis esquecidos da Marvel.

Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan)

Primeira aparição nos quadrinhos: Captain America Comics #1 (1940), criado por Joe Simon e Jack Kirby.

Bucky Barnes era um garoto que serviu como ajudante mirim do herói (como uma espécie de Robin) auxiliando o herói em suas aventuras contra nazistas. O personagem foi dado como desaparecido após o Capitão América se juntar aos Vingadores, e foi resgatado nos anos 2000, onde surgiu um super soldado russo conhecido por Soldado Invernal, que foi revelado como Bucky, resgatado do fundo do oceano sem memórias pela União Soviética e transformado em um assassino com um braço biônico. Em 2008 ele se tornou o Capitão América, quando Steve Rogers foi dado como morto. Especialista em combate e armas, o personagem age como um parceiro de Steve nas histórias atuais, chegando a ter revistas solos.

O personagem apareceu em "Capitão América: O Primeiro Vingador", interpretado por Sebastian Stan (O Aprendiz, Eu, Tonya) e servindo como amigo e parceiro de Steve Rogers (Chris Evans). Bucky foi dado como morto após uma missão em um trem, e retornou no filme "Capitão América: O Soldado Invernal" sendo um dos antagonistas e controlado pela Hydra, e desde então apareceu nos filmes voltou nos filmes: "Capitão América: Guerra Civil", "Pantera Negra", "Vingadores: Guerra Infinita", "Vingadores Ultimato" e "Capitão América: Admirável Novo Mundo" e na série "Falcão e o Soldado Invernal". Agora sendo um congressista americano e em um estado mental melhor, o herói será obrigado a liderar esta formação dos Thunderbolts, junto de Yelena (Florence Pugh).

John Walker/Agente Americano (Wyatt Russell)

Primeira aparição nos quadrinhos: Inumanos Vol. 2 #5 (1999), criado por Devin Grayson e J.G. Jones

Conhecido por ter um uniforme parecido com o do Capitão América, John F. Walker adotava o nome de Super Patriota e tornou-se o quinto Capitão América, quando Steve Rogers foi forçado a abandonar o Escudo e o uniforme original e se tornou "O Capitão". Rogers reassumiria o Capitão América tempos depois, e Walker adotaria o nome de Agente Americano. Embora tenha feito parte de diversas equipes como os Vingadores da Costa OesteForça Tarefa e Novos Invasores, Walker caminha em uma linha tênue entre o bem e o mal, se tornando um vilão brutal e com uma visão de justiça completamente distorcida.

Interpretado no MCU pelo ator Wyatt Russell (Anjos da Lei 2, Operação Overlord) na série "Falcão e o Soldado Invernal", o Agente Americano retorna tentando se encontrar após perder o posto de Capitão América, algo que o assombra até hoje. Usando suas habilidades de combate e tiro, ele é mais uma figura renegada que forma a equipe dos Thunderbols.

Alexei Shostakov/Guardião Vermelho (David Harbour)

Primeira aparição nos quadrinhos: Inumanos Vol. 2 #5 (1999), criado por Devin Grayson e J.G. Jones.

Alexei Shostakov é a segunda encarnação do Guardião Vermelho nos quadrinhos. Alexey nasceu em Moscou, e foi o marido da Viúva Negra. Ele e sua esposa se tornaram agentes dos Soviéticos, e enquanto ela se tornou a Viúva Negra, ele se tornou um piloto de teste e agente da KGB, e em seguida foi treinado para ser uma contraparte soviética do Capitão América, como o Guardião Vermelho II. Embora não tenha as habilidades de super soldado semelhantes as do Capitão, ele ainda possui ótimas habilidades de combate e com armas. Também se tornou famoso por liderar a Guarda do Inverno, equipe de super-heróis russos que é conhecida por ser "a resposta da Rússia aos Vingadores".

Interpretado pelo ator David Harbour (Stranger Things, Hellboy), O Guardião Vermelho foi introduzido no filme "Viúva Negra", como uma figura paterna/mentor de Natasha (Scarlett Johanson) e Yelena (Florence Pugh), e assim como nos quadrinhos, ele é o equivalente russo do Capitão América no Universo Marvel (embora um pouco fracassado).

Ava Starr/Fantasma (Hannah John-Kamen)

Primeira aparição nos quadrinhos: Homem de Ferro #219 (1987), criado por David Michelinie e Bob Layton.

O homem que viria a ser conhecido como O Fantasma já foi um promissor engenheiro de dados de uma grande empresa de computadores e a ideia por trás da GhostTech, uma série de chips de computador que entravam em um estado intangível antes de superaquecer, mas ainda conseguiam funcionar nesse estado e armazenar uma quantidade incrível de dados. Funcionário valioso dessa empresa, seus executivos usaram sua genialidade para se tornarem excepcionalmente ricos, estimulando sua produtividade contínua com tudo, desde ingressos para esportes a favores sexuais de outro funcionário. Quando o projeto GhostTech foi finalmente concluído, eles mataram sua amante após ela ameaçar revelar como a empresa a transformou em uma garota de programa para benefício deles, levando-o a uma depressão profunda. Como resultado, ele injetou GhostTech em seu corpo e formou uma conexão cibernética com os sistemas da empresa. Com isso, ele descobriu que sua namorada havia sido assassinada. Sobrevivendo a uma tentativa de assassinato graças à GhostTech em seu corpo, ele despachou os executivos da empresa um por um, antes de eliminar qualquer ligação com sua vida passada e se tornar um sabotador corporativo em tempo integral. Ele se tornou um vilão do Homem de Ferro e do Luke Cage, o personagem fez parte também dos Thunderbolts.

Retornando ao universo Marvel depois de anos, a personagem vivida pela atriz Hannah John-Kamen (Jogador Nº 1, Black Mirror) no filme "Homem-Formiga e a Vespa" é uma mulher, servindo mais como uma anti-heroína que sofreu esse acidente e está lutando para controlar seus poderes e voltar ao normal. Atuando como uma mercenária, ela também é contratada secretamente e acaba sendo colocada no meio destes personagens disfuncionais. 

Antonia Dreykov/Treinadora (Olga Kurylenko)

Primeira aparição nos quadrinhos: Os Vingadores #195 (1980), criado por David Michelinie e George Pérez.

O Treinador (ou Anthony Masters) é um dos vilões mais famosos da Marvel, antagonizando equipes como os Vingadores e heróis como Homem-AranhaDeadpoolCapitão América e outros. Normalmente, um supervilão, mas às vezes um anti-herói, o Treinador passou um figurar em títulos da Marvel, mais notavelmente como um mercenário contratado como instrutor de treinamento por várias organizações criminosas. Ele tem a capacidade de imitar os movimentos físicos de qualquer um que ele observe, afirmando ter essa capacidade desde a infância. Trabalha como instrutor de combate e treina pessoas para se tornarem lacaios de outros vilões, utilizando as técnicas que aprendeu com sua observação de super-heróis e participa de trabalhos de mercenários. Como mercenário, ele não tem ideologia exceto um de seu empregador.

O vilão fez a sua estreia no filme "Viúva Negra", com uma adaptação bem diferente dos quadrinhos. Embora mantenha os seus poderes e habilidades de copiar os ataques de outras pessoas, no MCU o Treinador é uma mulher, vivida pela atriz Olga Kurylenko (007 - Quantum of Solace, Oblivion). Depois dos eventos do último filme, Antonia Dreykov retornará para fazer uma breve participação na equipe, mesmo se livrando as garras de seu pai, continua trabalhando como uma assassina.

Bob Reynolds/Sentinela (Lewis Pullman)

Primeira aparição nos quadrinhos: Sentinela #1 (2000), criado por Paul Jenkins, Jae Lee e Rick Veitch.

Radiante com o poder de um milhão de sóis em explosão, Bob Reynolds já foi o modelo brilhante conhecido como Sentinela. Um viciado em drogas que se deparou com uma fórmula experimental para supersoldados chamada Soro Dourado do Sentinela, que lhe conferia poderes imensuráveis, Bob usou suas novas habilidades para se tornar um membro exemplar e amado da crescente comunidade de super-heróis. Reynolds acabou sendo levado além de seus limites pelo Vazio, uma entidade sombria que se manifestava a partir da psique fragmentada do herói; seu nêmesis e o contrapeso de todo o bem que Bob fez como Sentinela. Com a ajuda do Senhor Fantástico e do Doutor Estranho, Bob apagou a memória da existência do Sentinela de todo o mundo — até mesmo de si mesmo — para impedir que o Vazio ressurgisse. Apesar das tentativas anteriores de enterrar novamente o Sentinela quando ele ressurgiu, enquanto ele vivia uma vida mundana, Reynolds acabou chamando a atenção dos Novos Vingadores. Recuperando completamente suas memórias e afastando o Vazio, o Sentinela voltou à luz de uma vez por todas. Com a ajuda do Doutor Estranho, Bob criou uma dimensão de bolso dentro de sua mente chamada Mundo Sentinela, onde ele poderia se tornar o Sentinela uma vez por dia para manter o Vazio sob controle no mundo real.

Fazendo a sua grande estreia no MCU vivido pelo ator Lewis Pullman (Top Gun: Maverick, Uma Questão de Química), o herói/vilão instável será o grande antagonista do filme como o Vazio, sendo uma ameaça sem precedentes para o universo, enquanto tenta ajudar a equipe dos Thunderbolts com a sua personalidade original.

Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus)

Primeira aparição nos quadrinhos: Strange Tales #159 (1967), criada por Jim Steranko.

Pouco foi revelado sobre o passado da condessa Valentina Allegra de Fontaine. Ela e seus pais eram agentes adormecidos do Leviathan dentro do movimento anticomunismo italiano. Ela entrou em um programa de treinamento para se tornar uma agente da S.H.I.E.L.D, a agência internacional de inteligência e aplicação da lei, impressionando Nick Fury, que a treinou e secretamente tornou-se seu amante. O relacionamento dos dois no entanto não durou muito, mas Val continuou a trabalhar na S.H.I.E.L.D. treinando um grupo especial formado por agentes femininas. A condessa secretamente se juntou a Hydra, assumindo a identidade de Madame Hydra.

A premiada atriz Julia Louis-Dreyfus (Seinfeld, Veep) vive a vilã dentro do MCU, aparecendo em "Falcão e o Soldado Invernal", "Viúva Negra" e "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre". Ela é a responsável por contratar a assassina Yelena Belova (Florence Pugh) para assassinar Clint Barton, ajudar John Walker (Wyatt Russell) a conseguir se livrar de sua sentença, e está secretamente formando este grupo para resolver missões secretas.

Congressista Leonard Gary (Wendell Pierce)

Primeira aparição nos quadrinhos: Vingadores Secretos #13 (2011), criado por Scot Eaton e Nick Spencer.

Nascido no Mississippi, Leonard Gary cresceu cercado de preconceito, com turbas aterrorizando sua família simplesmente por morarem onde viviam. Leonard acabou se tornando um organizador, depois ingressou na Conferência Batista em Washington, D.C., e finalmente decidiu se candidatar ao Congresso, sempre com a intenção de retornar ao magistério. Trabalhando por anos no Congresso, lutou ativamente contra os projetos de lei antimutantes de Robert Kelly, fazendo amizade com o aventureiro mutante e ocasional ativista político Hank McCoy (também conhecido como Fera) ao longo do caminho.

Já no filme, o personagem vai ser interpretado pelo ator Wendell Pierce (The Wire, Jack Ryan), exercendo um papel semelhante dos quadrinhos no filme, mas sem toda a bagagem e conexão com os X-Men.

Personagens Especulados

Melissa Gold/Soprano (Geraldine Viswanathan)

Primeira aparição nos quadrinhos: Marvel Two-In-One #54 (1999), criada por Mark Gruenwald, Ralph Macchio, John Byrne e Joe Sinnott.

Melissa Gold é uma garota conhecida como Soprano, que utiliza construções sólidas baseadas em som para atuar como uma super-heroína geralmente associada aos Thunderbolts. Depois de fugir de uma família disfuncional, ela se voltou para uma vida de crime como Screaming Mimi, usando suas cordas vocais modificadas eletronicamente como lutadora nos Grapplers. Como uma infratora da lei, ela se juntou aos Mestres do Terror do Barão Zemo e se tornou parceira de Angar. Após a morte de Angar durante uma tentativa de assalto a banco, Mimi ficou desolada até encontrar um propósito no plano de Zemo de transformar os Mestres do Terror em um grupo de pretendentes a heróis, os Thunderbolts. Com a tecnologia fornecida pelo Fixer, Mimi ganhou habilidades sonoras derivadas do mestre do som Klaw. Ao lado de outros Thunderbolts, Soprano passou a respeitar a vida de heroísmo e se tornou legítimo. Gradualmente, ela se tornou uma jogadora respeitada na comunidade super-humana, até mesmo sendo oferecida uma posição entre os Heróis Mais Poderosos da Terra e seus antigos inimigos, os Vingadores.

Embora a atriz Geraldine Viswanathan (Garotas em Fuga, Não Vai Dar) esteja confirmada no filme, interpretando a personagem Mel, a assistente pessoal de Val (Julia Louis-Dreyfus), existem fortes rumores e indícios de que está personagem é uma versão inicial da Soprano, e que deve ter um futuro maior como a personagem no MCU.

Marvel Studios e uma equipe de veteranos independentes que se venderam apresentam Thunderbolts, uma equipe irreverente com a assassina deprimida Yelena Belova (Florence Pugh) ao lado do grupo de desajustados menos esperado do MCU.

Não deixem de compartilhar nossos textos com amigos ou conhecidos que também gostam de cultura pop, além é claro de conferir a nossa ampla cobertura de "Thunderbolts*", que chega aos cinemas amanhã (01/05).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem