Para além de monstruosidades como Freddy, o Xenomorfo ou mesmo Drácula, o século 21 também trouxe, com seus filmes, novas criaturas que continuam mantendo o legado do horror e a iconicidade do gênero.
Não estamos falando de figuras slasher como Myers, Ghostface ou Norman Bates, mas nesta lista vamos relembrar as novas criaturas pós-anos 2000 que aterrorizaram os filmes de terror e ganharam seu espaço neste gênero tão versátil.
10-Legião (O Exorcismo de Emily Rose)
Legião, Caim, Judas Iscariotes, Nero, Belial e, por fim, Legião. Assim são nomeados os demônios que afligem Emily Rose ao longo do filme. O Exorcismo de Emily Rose é um exercício de fisicalidade impressionante de Jennifer Carpenter, que é ora assustadora, ora transmite todo o terror vivido pela protagonista. O filme transita entre os eventos que acometeram a jovem e o tribunal que precisa decidir pela condenação ou inocência do padre responsável pelo exorcismo. O grande atrativo está no trabalho de body horror, que gera perturbação pela estranheza.
9-Jennifer Check (Garota Infernal)
Garota Infernal é, até hoje, o melhor trabalho de Karyn Kusama, assim como o melhor de Megan Fox. Envolto em cinismo e terror cômico, Jennifer Check passa de vítima a algoz após a violação de seu corpo. Além das cenas de gore e assassinato, o filme oferece uma crítica à violência sexual e ao comportamento feminino em momentos de TPM, tudo sob uma direção feminina e uma abordagem frontal e desavergonhada sobre esses temas. Na época de seu lançamento, o filme não teve grande relevância, talvez por causa da imagem de sexy symbol de Megan Fox em Transformers ou até mesmo por um possível boicote de Michael Bay à sua carreira. Esse entendimento, no entanto, mudou ao longo dos anos, e hoje o filme é reconhecido como um cult.
8-Bughuul (A entidade)
O Bagul, ou Bughuul, é a chave em torno de todo o mistério em "A Entidade". Estabelecido de forma imponente pela trama, pela condição em que o protagonista se encontra e também pela sua estética, que parece remeter a um dos membros do Slipknot, o Bagul não possui, nem de longe, o visual mais arrepiante nessa lista. Por isso, sua presença assustadora está na forma como a cinematografia, aliada ao roteiro, transforma aquela casa em uma espécie de prisão mental e local de obsessão para o personagem Ellison Oswalt (Ethan Hawke). Este monstro, assim como o próximo dessa lista, está envolto em mistérios, onde qualquer mínimo spoiler pode prejudicar a experiência ao assistir ao filme.
7-Gabriel (Maligno)
Annabelle aparece pela primeira vez em Invocação do Mal (2013) e, um ano depois, ganha seu próprio filme. Embora a boneca original não seja tão assustadora quanto a versão criada por Wan, toda a mística em torno de sua figura tenebrosa a transformou em uma peça única nas lendas urbanas. Assim como Chucky, o Brinquedo Assassino, Annabelle é um veículo para o mal, um avatar no qual os personagens podem localizar a fonte da maldade para evitar ou confrontar.
O Babadook continua sendo, dez anos depois, uma das criaturas mais intrigantes e com um dos subtextos mais bem trabalhados no pós-horror. O filme traz uma cinematografia densa, uma atmosfera opressiva e uma paleta de cores impressionante, que combina perfeitamente com o monstro. Na história, Amelia, uma mãe recém-viúva, luta para se manter sã em meio a uma maternidade complicada e solitária. O Babadook carrega múltiplas interpretações e representações de luto e depressão, mas, além disso, sua presença constante e a direção precisa, que não se priva de explorar o horror "tosco," mantêm o monstro vivo no imaginário pop.
4-Lipstick Face-demon (Sobrenatural)
Talvez o personagem mais difícil de explicar e também o mais polêmico desta lista. Essa criação de Damien Leone não esconde suas diversas inspirações em personagens como Grinch, Freddy Krueger e Pennywise. Art teve seu primeiro filme em 2016, mas essa figura intrigante já permeava a mente do diretor e idealizador há pelo menos uma década antes. Art é uma grande mistura de vilões, carregando traços de insanidade e psicopatia, com um sarcasmo apimentado e até misteriosos poderes, onde, a cada filme, o palhaço se aproxima cada vez mais da figura de uma entidade. O terceiro filme de Art estreia no Brasil oficialmente hoje (31 de outubro), já com críticas mais positivas em comparação ao primeiro e ao segundo, desbancando filmes como "Joker: Folie à Deux" e mostrando como o público pareceu entender o vilão e atribuir a ele uma espécie de status cult.
2-Pennywise (It - a Coisa)
O Palhaço Dançarino já havia sido interpretado por Tim Curry em It - Uma Obra-prima do Medo (1990); no entanto, Bill Skarsgård conseguiu trazer tanta personalidade e iconicidade ao monstro de Stephen King quanto o próprio Curry. Pennywise é uma criatura que não pertence a esta realidade e, por isso, a distorce, alimentando-se do medo e, com isso, controlando Derry. King deu vida a um monstro que desafia a compreensão e também criou um dos grupos mais emblemáticos e carismáticos da cultura pop: os algozes do palhaço, o Clube dos Perdedores.
Menções Honrosas:
Samara Morgan (O Chamado)
Sete dias. Em sete dias, Samara virá te buscar. Essa é a premissa de O Chamado (2002), a versão norte-americana do clássico do terror japonês Ring (1998), que, por sua vez, é a adaptação do romance Ringu. Sadako (ou Samara) não está nesta lista apenas por ser uma adaptação de uma obra lançada no século passado, mas porque, até hoje, é uma figura muito relembrada. Com uma premissa simples e inventiva, o filme traz o terror através de um prazo mortal, onde as chances de sobrevivência dependem de condenar outra pessoa, passando adiante a fita de vídeo de Samara.
Ellie (A Morte do Demônio: A Ascensão)
Semelhante à condição de Samara, Ellie não entra nesta lista porque pertence a uma franquia do século 20 e diferente de Pennywise que no mais novo It é um remake, a franquia criada por Sam Raimi continua mantendo o mesmo universo e eventos de um filme para o outro se autorreferenciando. A Morte do Demônio é uma franquia sobre expurgo: o demônio é o mal que aflige o protagonista e o obstáculo que ele precisa superar para sobreviver. Em A Ascensão, o demônio representa a gravidez indesejada e o medo de uma maternidade sem apoio. Alyssa Sutherland entrega uma atuação e fisicalidade muito parecida com à de Jennifer Carpenter, enquanto a direção resgata o melhor de Sam Raimi, com gore, escatologia e cenas agonizantes para dar e vender.
Perseguidores (Corrente do Mal)
1-Creeper (Olhos Famintos)
A cada 23 anos, durante 23 dias, ele sai e se alimenta. Assim é descrita a existência do Creeper, o monstro de "Olhos Famintos", lançado em 2001 e estrelado pelos carismáticos irmãos Trish e Darry Jenner, interpretados respectivamente por Gina Philips e Justin Long. O filme se inicia com o caminhão da criatura colidindo com o carro dos irmãos, o que os leva a investigar a entidade, que, por sua vez, passa a perseguir os irmãos de forma incessante. A obra é um emblemático marco dos filmes trash, com ótimas interações entre os irmãos e ideias ousadas na concepção do monstro, que parece uma espécie de caminhoneiro caçador do Velho Oeste, envolto na trilha de Jack Teagarden, "Jeepers Creepers", que é, inclusive, o nome dado ao filme. A franquia possui ao todo quatro filmes, mas que passam longe da qualidade do primeiro.
Algum monstro ficou de fora dessa lista? Deixe-me saber.
Postar um comentário