O Fórum Nerd foi convidado a conferir o filme em uma cabine de imprensa á convite da A2 Filmes.
Originalmente se posicionando como uma comédia, ‘Meu Novo Brinquedo’ esconde dentro dele um bom drama, com pitadas de críticas sociais e jornadas de amadurecimento.
Após Samy (Jamel Debbouze) conseguir um emprego de vigia, ele acaba sendo “comprado” por Étienne (Daniel Auteuil), o homem mais rico da França, para ser uma espécie de brinquedo para seu filho Alexandre (Simon Faliu).
Mesmo que o longa seja contado todo sob o ponto de vista de Samy, e de fato ele seja o protagonista, é Alexandre que tem sua jornada explorada e acaba se tornando o “coração” do filme. Como um menino rico, que nunca passou por nenhum tipo de dificuldade, pelo menos não aos nossos olhos, nós somos levados a outra perspectiva: ele pode ter tudo, mas não tem afeto, carinho e nem amigos. E após a perda de sua mãe, se tornou uma criança difícil de lidar. E é justamente com o Samy que sua vida se transforma.
O fato de Alexandre não trazer simpatia alguma para o público ajuda (e muito) para que sua evolução seja ainda melhor. Aos poucos, e o filme não tem pressa para isso, vamos percebendo sua mudança, e a confiança e sentimentos que ele e Samy vão desenvolvendo. Quando conhecemos sua história, e entendemos o motivo dele ser um garoto recluso, e após Samy ser despedido, todo o esforço que ele faz para ajuda-lo, e também ajudar outras pessoas, a gente percebe que o desenvolvimento do personagem é muito bom.
A Direção de James Huth é bem interessante. Mesmo abordando temas mais sensíveis, a forma como ele conta a história é leve e com olhar positivo. Com uma duração longa, quase 2 horas, o ritmo melhora bastante no segundo e terceiro ato. O início não é muito claro sobre qual história realmente estamos vendo em tela, mas felizmente, isso é corrigido ainda antes da metade do filme.
Meu Novo Brinquedo é uma boa comédia francesa, com ótimos aspectos de drama, que trabalha muito bem o desenvolvimento de seus personagens e passa uma mensagem muito positiva.
Nota: 7
``Meu Novo Brinquedo´´ é um dos destaques do festival Varilux.
Postar um comentário