O Superman é possivelmente o super-herói mais poderoso já criado, porém mesmo sendo tão resistente, sempre tiveram aqueles, entre déspotas alienígenas, mercenários, meta-humanos e principalmente bilionários carecas que conseguiram ser fortes e inteligentes o suficiente para bater de frente com o Homem de Aço. Embora nos cinemas, ainda não tenhamos visto vários vilões clássicos como Metallo, Parasita ou Braniac, a lista a seguir apresentas todos os inimigos do ultimo filho de Krypton que chegaram a ser levados para as grandes telas do cinema. Lembrando que só citaremos aqueles que se originaram dos quadrinhos ou das animações, portanto personagens como Ross Webster (Superman III) ou o Homem Nuclear (Superman IV - Em Busca da Paz) não serão listados. Confira o texto a seguir:




Lex Luthor


    Além de ser o inimigo mais icônico do Superman, Lex Luthor também é uma das pessoas mais inteligentes do universo DC. O vilão fez a sua estreia cinematográfica no clássico "Superman - O Filme" (1978) sendo vivido pelo Gene Hackman que o interpretou com uma abordagens mais cômica e de inicio até recusou a raspar sua cabeça, Hackman chegou a reprisar o papel em "Superman II - A Aventura Continua" (1980) e em "Superman IV - Em Busca da Paz. Sua versão do personagens foi continuada em "Superman - O Retorno" (2006) com Kevin Spacey no papel. Com o inicio do DCEU, Jesse Einsenberg interpretou Lex Luthor Jr em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) e também apareceu nas duas versões de "Liga da Justiça" (2017-2021), mesmo finalmente sendo o CEO da Lexcorp, a escalação e a performance de Einsenberg como Luthor não foi bem o que os fãs esperavam por não ser muito fiel aos quadrinhos.





General Zod


  Embora o Superman seja o último filho de Krypton, ele não foi o único que sobreviveu a explosão do planeta, pois além dele também tivemos Dru-Zod, um general condenado pelo Conselho de Krypton a passar a eternidade preso na Zona Fantasma com os seus seguidores após uma tentativa de golpe de Estado. Nos filmes, Zod aparece na versão extendida de Superman - O Filme (1978) sendo sentenciado a Zona Fantasma e interpretado por Terence Stamp, na sequencia "Superman II - A Aventura Continua" (1980), ele consegue escapar com seus aliados Ursa (Sarah Douglas) e Non (Jack O´Halloran) com a intenção de usar seus recém descobertos poderes para se vingarem do filho de Jor-El (Marlon Brando) e fazer com que a Terra se ajoelhar perante eles. Vários anos depois, Zod, agora interpretado por Michael Shannon, seria o primeiro vilão do DCEU no reboot "Homem de Aço" (2013), seu objetivo era usar o códex da nave que trouxe Kal-El (Henry Cavill) a Terra para destruir todo a vida humana e construir um novo Krypton. Vale lembrar que Shannon irá reprisar o seu papel em "The Flash", que estreia nos cinemas no dia 23 de junho de 2023, porém ele não deve ser o antagonista principal do filme.



Faora 



    Originalmente tida como uma personagens mais obscuras dos quadrinhos, Faora-Ul é uma serial killer kryptoniana e uma mestra em Horu-Kanu, uma arte marcial criada em Krypton. Por causa de seus crimes, ela foi condenada a passar 300 anos na Zona Fantasma, onde conheceu e se aliou ao General Zod. Quando foi interpretada por Antje Traue em "Homem de Aço"(2013), Faora era o braço direito de Zod que o ajudou a tentar transformar a Terra em um novo Krypton e rendeu grandes cenas de ação contra o próprio Superman (Henry Cavill). Assim como Michael Shannon, a atriz também retornará como sua personagem no filme "The Flash" (2023). 




Mercy Graves


   Mercy Graves é uma personagem que se originou na série animada do Superman de 1996, ela costuma agir como a guarda-costas de Lex Luthor que o ajuda em vários de seus trabalhos sujos que também faz uso de combate corpo a corpo e é uma especialista em armas portáteis. Nos cinemas, Mercy aparece em "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" (2016) interpretada pela atriz japonesa Tao Okamoto em um papel sem falas como a assistente de Lex (Jesse Einsenberg). 




Apocalypse


   Criado nos quadrinhos com  o objetivo de desenvolver um personagem que pudesse matar o Superman, o Apocalypse foi o resultado de diversos experimentos científicos durante os tempos pré-históricos de Krypton, quando chegou a Terra milhões de anos depois, as intenções da criatura era a de apenas deixar um rastro de destruição e morte por onde quer que ia, devido o quão poderoso era, o Homem de Aço teve que dar a sua vida para deter o monstro. Em "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" (2016), com um visual um tanto questionável, o Apocalypse aparece no terceiro ato do filme onde foi gerado a partir do DNA de Lex Luthor (Jesse Einsenberg) combinado com o do General Zod (Michael Shannon) para enfrentar a Trindade da Justiça. 





Darkseid


   Antes conhecido como Uxas, Darkseid é o governante do planeta Apokolips e um dos vilões mais temidos de todo o universo DC. Tecnicamente, o vilão nunca foi para os cinemas, porém ele está presente na versão de "Liga da Justiça" (2021) que o diretor Zack Snyder queria mostrar ao público originalmente e que agora está disponível no HBO Max. No filme, Ray Porter dá a sua voz ao tirano que aparece em ação através de flashbacks, visões tidas pelo Cyborg (Ray Fisher) e conversas com os seus subordinados. Assim como nos quadrinhos, seu grande objetivo era o de conquistar diversos mundos em busca da Equação Anti-Vida para transformar o universo em sua imagem, porém no passado, quando tentou invadir a Terra pela primeira vez, ele foi impedido por um grande exercito composto por humanos, Amazonas, Atlantes, Lanternas-Verdes e até mesmo os próprios deuses do Olimpo.




Mongal


      Outra personagens obscura dos quadrinhos, Mongal é a filha do déspota espacial e governante de Warworld, Mongul, um dos poucos vilões que conseguem ser tão fortes quanto o próprio Superman e provavelmente, também é o mais perto que chegaremos de ver o mesmo em live action por um bom tempo.  No DCEU, Mongal foi interpretada por Mayling Ng (que já havia interpretado uma amazona no primeiro filme da Mulher Maravilha) e foi introduzida já como uma integrante da Força-Tarefa X em "O Esquadrão Suicida" (2021). A missão de sua equipe era se infiltrar na ilha de de Corto Maltese. 



    

Sanguinário 


     Robert Dubois, vulgo Sanguinário se tornou um mercenário esquizofrênico depois que seu irmão perdeu todos os seus membros durante a Guerra do Vietnã, nos quadrinhos, Lex Luthor deu a ele uma tecnologia que o permite teleportar qualquer arma diretamente para suas mãos e com esses recursos, ele conseguiu realizar o incrível feito de atirar no Superman com uma bala de Kryptonita. No filme "O Esquadrão Suicida" (2021), Dubois que foi interpretado por Idris Elba ficou drasticamente diferente de sua contraparte dos quadrinhos, porém para melhor. No longa, ele ainda é um mercenário que foi preso por balear o Homem de Aço, mas quando Amanda Waller (Viola Davis) ameaça mandar sua filha de 16 anos para a cadeia, ele se vê forçado a liderar uma unidade da Força-Tarefa X cujo o objetivo é se infiltrar na ilha de Corto Maltese para destruir os resquícios do projeto Estrela do Mar. Embora sofresse de musofobia, ele agora podia usar peças de sua própria armadura para construir qualquer arma com nanotecnologia.




 
    
     Muito obrigado por ler a lista até o final, sinta-se à vontade para comentar qual desses é o seu personagem favorito, qual vilão gostaria de ver no futuro e até mesmo para dar sugestões. 





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem