OBS: Essa crítica possui pequenos spoilers do filme
Em Trem Bala, filme dirigido por David Leitch, conhecido por seu trabalho em Deadpool 2, de 2018 nós acompanhamos um assassino azarado, Joaninha (Brad Pitt), que tenta resolver sua nova missão de forma pacífica, recuperar uma mala com muito dinheiro, porém, dentro do veículo-título, ele acaba encontrando-se no meio de vários assassinos com o mesmo objetivo.

A principal característica á se observar, quando vemos um poster da obra é seu elenco altamente estrelado. Isso pode, de certa forma assustar, trazendo um pensamento que um filme desses, principalmente por ser ação/ comédia, pode não funcionar, (Como filmes atuais de uma certa empresa) porém isso é um grande engano. Com algumas ressalvas, o filme acerta muito, e entrega o que promete

Nessas ressalvas, podemos inferir que ele acerta muito em um e peca um pouco no outro. As cenas de ação são extremamente bem feitas, usando muito bem os espaços que somos apresentados no trem, e sendo extremamente criativas, não sendo só "lutinhas" chatas, mas algo que realmente prenda o espectador para continuar vendo. Já a comédia é muito "8 ou 80", ou ela consegue te dar piadas realmente boas (Algumas que funcionam dentro das cenas de ação, e acertam em cheio), e outras que são tediosas e muito ruins.

Outro trunfo do filme são as sequências de flashback, que pela quantidade e como elas são usadas dentro do filme, podem ser divididas para um único exame. São algumas das mais divertidas, e conseguem resumir muito bem os tons cômicos, a ação bem feita, e quando precisa, um lado mais emocional dos personagens, principalmente a sobre a história do "Pai" (Andrew Koji) e do "Velho" (Hiroyuki Sanada) que se entrelaça com a ascenção do vilão principal, o "Morte Branca" (Michael Shannon) . Outro grande destaque vai para vai para a origem do Lobo (Bad Bunny), que é extremamente mal utilizado dentro do filme (Como a Vespa, de Zazie Beetz), mesmo que tenha uma sequência ótima mostrando sua origem.

Voltando ao protagonista do filme, O Joaninha, de Brad Pitt, ele consegue fazer o que precisa no papel, e consegue ter um arco "legalzinho" de acompanhar sobre seu não uso de força letal, mesmo sendo assassino, além de ser o exato personagem que precisaríamos acompanhar dentro da bagunça que o Trem vai se tornando dentro do filme, pois ele parece ser um dos única a não entender o que está acontecendo, além de querer recuperar a tal mala. Porém, ele não é o verdadeiro destaque do filme.


A dupla Aaron Taylor-Johnson e Brian Tyree Henry são com certeza o destaque principal do filme, como os"gêmeos" Tangerina e Limão. Tendo uma ótima química, nos fazendo rapidamente se aproximar deles e de suas relações, principalmente do carisma de Henry como o Limão, com seu amor por Thomas O Trem, tema que é muito bem usado durante o filme.

Um dos principais problemas narrativos da trama durante o filme é querer enganar o espectador, e isso atrasa um pouco como a história flui, principalmente em seu meio. O filme parece perder um pouco de ritmo na metade (Ou quando amanhece, dentro do filme), e a transição entre a parte anterior e a atual do filme, parece um salto um pouco estranho. Isso também é um dos principais problemas da personagem de Joey King, "O Príncipe", que era pra ser (até a aparição do Morte Branca), que está puxando as cordas e enganado para consegui o que quer, mas não convence e atrapalha um pouco. Não que a personagem em si seja ruim, só que não convence muito.

Também dentro da história, o arco dos já citados "Pai", "Velho" e "Morte Branca" é um dos melhores presentes dentro do filme, mostrando uma história de Yakuza dentro da obra, e apresentando o Michael Shannon em outro papel extremamente imponente, mesmo com pouca participação.

A trilha sonora também precisa ser ressaltada, onde tanto a trilha sonora original de Dominic Lewis, e as músicas licenciadas, incluindo versões em japonês de "Staying Alive" e "Holding out for a Hero" conseguem embalar o filme de forma perfeita.

Trem Bala com certeza tem um charme especial, tanto em suas ótimas e criativas cenas de ação, seu estilo, suas apresentações de personagem e sua comédia (Mesmo que esse dê uma oscilada), e com certeza merece ser reconhecido.

Nota: 8,0

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem