A Guerra do Vietnã foi um conflito armado entre Vietnã do Norte e Vietnã do Sul entre 1955 e 1975, atingindo, também, Laos e Camboja. Enquanto o Vietnã do Sul tinha o apoio dos Estados Unidos, o Vietnã do Norte tinha o apoio da União Soviética. Nessa esteira, a participação das duas grandes potências em lados opostos desse conflito armado ocorreu durante a Guerra Fria, que estava em seu auge naquele tenso período, haja vista que os dois países não se enfrentavam diretamente, mas intervinham e formavam aliança com países que poderiam ser seus aliados. Durante esse tenso conflito, os Estados Unidos chegaram a enviar mais de 500 mil soldados à Guerra do Vietnã e estima-se que morreram, no total, entre um milhão e meio e três milhões de pessoas; além dos chocantes casos de violência e morte de civis inocentes.
Existem
ótimos filmes que se passam durante a Guerra do Vietnã e que abordam, de
diferentes formas, um período violento e polêmico sobre uma guerra sanguinária,
que ocasionou a morte de muitas pessoas, inclusive de vários inocentes.
O Fórum Nerd preparou uma lista com excelentes indicações de filmes que se passam durante a Guerra do Vietnã. Se você gosta de filmes sobre esse tema, então não perca tempo e faça sua maratona o quanto antes.
1)
PLATOON (1986)
SINOPSE: Chris (Charlie Sheen, de “Os Três Mosqueteiros”, 1993) é um jovem recruta que deixa a universidade para lutar na Guerra do Vietnã, em 1967. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra, pois acredita que deve defender seu país, assim como fizeram seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas, aos poucos, seu idealismo acaba e, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido. A rivalidade em sua unidade entre o Sargento Barnes (Tom Berenger, de “A Origem”, 2010), que acha que os moradores dos vilarejos locais estão abrigando soldados Vietcongs, e o Sargento Elias (Willem Dafoe, de “O Farol”, 2019), que tem uma opinião mais favorável dos locais, acaba colocando os soldados uns contra os outros.
Disponível
em: Amazon Prime Video, Apple TV, YouTube e Google Play.
2)
BOM DIA, VIETNÃ (1987)
SINOPSE: O engraçado e descontraído radialista Adrian Cronauer (Robin Williams, de “Sociedade dos Poetas Mortos”, 1989) é enviado a Saigon, no Vietnã, em 1965, para trabalhar como DJ na Rádio Saigon, operada pelo governo americano, e levar um pouco de comédia à vida dos soldados. Em contraste com os tediosos locutores que o precederam, Cronauer é bem dinâmico e inicia sempre as transmissões com um sonoro e vibrante “Bom Dia, Vietnã!”, tocando músicas que não tinham sido aprovadas por seus bitolados superiores. As piadas que Cronauer conta durante o programa provocam a indignação de Steven Hauk, seu superior imediato, que tenta sabotá-lo, e, também, choca seu superior, o Sargento Major Dickerson (J. T. Walsh, de “Questão de Honra”, 1992), com sua visão irreverente de guerra. Com isso, Dickerson tenta censurar o programa de Adrian a todo custo.
Disponível em: Star+.
3) O SOBREVIVENTE (2006)
SINOPSE: Durante a Guerra do Vietnã, Dieter Dengler (Christian Bale, de “Batman Begins”, 2005) é um piloto alemão que integra a marinha americana. Em uma de suas missões, seu avião é derrubado por soldados inimigos e cai no Laos, fazendo com que ele se torne um prisioneiro de guerra. Mantidos em um campo de prisioneiros de guerra, Dengler e seus companheiros sofrem tortura, fome e doença enquanto aguardam uma chance de escapar. Nesse meio tempo, Dengler tenta planejar com outros prisioneiros, americanos e vietnamitas, um plano de fuga.
4)
PECADOS DE GUERRA (1989)
SINOPSE: Em 1966, durante a Guerra do Vietnã, o Sargento Meserve (Sean Penn, de “A Intérprete”, 2005) jura vingança, pois outro soldado, que era seu amigo, foi morto pelos vietnamitas. Assim, ele decide sequestrar uma jovem para ser uma fonte móvel de prazer. Ao comandar uma patrulha de cinco soldados, o Sargento e quatro dos soldados dessa unidade estupram a moça de forma frequente. Mas um deles, Eriksson (Michael J. Fox, de “De Volta Para O Futuro”, 1985), se recusa a praticar tal ato e tenta proteger a prisioneira. Indignado com tal acontecimento, ele decide relatar o fato para que os responsáveis sejam julgados.
Disponível
em: Apple TV, YouTube e Google Play.
5)
APOCALIPSE NOW (1979)
SINOPSE: Em 1969, durante a Guerra do Vietnã, o Capitão Benjamin Willard (Martin Sheen, de “Os Infiltrados”, 2006) recebe a missão de encontrar e matar o Comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando, de “O Poderoso Chefão”, 1972), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.
Disponível
em: Apple TV, YouTube e Google Play.
6)
FOMOS HERÓIS (2002)
SINOPSE: Durante a Guerra do Vietnã, o Tenente Coronel Hal Moore (Mel Gibson, de “Coração Valente”, 1995), Comandante do Primeiro Batalhão, Sétima Cavalaria, recebe a missão de lutar no Vale Drang. Porém, ele e mais 400 integrantes do exército norte-americano, todos da elite de combate, são cercados por 2000 soldados vietnamitas. A batalha que se segue a partir de então se torna uma das mais sangrentas da história militar norte-americana, fazendo com que, posteriormente, o lugar onde ela ocorreu seja conhecido como o “Vale da Morte”.
7)
NASCIDO PARA MATAR (1987)
SINOPSE: O Sargento Hartman (R. Lee Ermey, de “Um Assassino à Solta”, 1997) emprega métodos abusivos, treinando de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra e, quando lá chegam, se deparam com seus horrores.
Disponível
em: HBO Max, Telecine, Globoplay, YouTube, Google Play e Apple TV.
8)
TIGERLAND – A CAMINHO DA GUERRA (2000)
SINOPSE: Em 1971, em Fort Polk, Louisiana, um grupo de jovens recrutas em treinamento possuem opiniões conflitantes sobre a Guerra do Vietnã. Enquanto Jim Paxton tem uma visão idealista e romântica da guerra, acreditando que ela trará inspiração para grandes histórias em livros que ainda serão escritos, Roland Bozz (Colin Farrell, de “S.W.A.T. – Comando Especial”, 2003) é contra a guerra e decide que não quer participar da Guerra do Vietnã, e passa a desrespeitar ordens de seus superiores, na intenção de ser expulso da Infantaria norte-americana. Com o tempo, Paxton e Bozz acabam se tornando os líderes de uma nova tropa de recrutas que são enviados para Tigerland, um campo de treinamento avançado de infantaria em Fort Polk, na Louisiana onde eles irão simular combate e que é também a última parada antes do embarque para a Guerra do Vietnã.
Postar um comentário