Durante muitos anos na indústria dos games, o gênero “plataforma” foi certamente o mais popular. Nomes como Mario, Sonic, Donkey Kong, Alex Kidd, entre outros, eram campeões de venda, e marcaram seus nomes na indústria e na história dos videogames.
Em 1985, a Nintendo lançou Super Mário Bros, um dos títulos mais importantes da história, que revolucionou a forma como era jogado videogame na época, além do conceito 2D nestes games. A forma como o personagem se movimenta, os inimigos, e os PowerUps, além da trilha sonora chamaram a atenção de todos na época, e assim surgia uma fórmula de enorme sucesso, que dominou as vendas e as críticas especializadas até os anos 2000, onde outros gêneros ganharam força, e a popularidade dos jogos de plataforma foi caindo.
Para se ter uma noção do quanto esses títulos eram importantes para a venda dos consoles, seus personagens se tornaram mascotes de suas empresas. É impossível ouvir falar da Sega, e não lembrar automaticamente de Sonic. O mesmo acontece com a Nintendo e Mario. Na década de 1990, as duas empresas tiveram uma acirrada competição para ver quem dominava o mercado, e em muitas discussões, surgia a seguinte pergunta: Quem é melhor, Mario ou Sonic?
Claro que essa resposta vai depender do gosto de cada jogador, mas isso mostra realmente a dimensão da popularidade não apenas desses personagens, mas desse gênero que era tão amado antigamente. Assim como as empresas lançavam vários exemplares dessas franquias, seus consoles precisavam desses jogos para vender também. No Super Nintendo, o jogo que acompanhava o produto era Super Mario World. No Nintendo 64, era o Super Mario 64 (que revolucionou o 3D nos consoles, mas falamos disso futuramente).
No final da década de 1990, mais uma concorrente chegou para a competição dos consoles: a Sony e seu PlayStation. Apesar de um início morno nas vendas, a empresa popularizou seu videogame e marcou a vida de muitos jogadores. E uma das franquias mais populares no console foi Crash Bandicoot, que ganhou uma maravilhosa trilogia, e transformou nosso querido Crash em um mascote também para a Sony. Mas, devido a uma série de problemas com desenvolvedoras, infelizmente o personagem acabou tendo jogos de qualidades duvidosas nas gerações seguintes, e acabou ficando esquecido por anos, até que a Activision trouxe o Marsupial de volta em 2017, com sua trilogia original remasterizada e fazendo um enorme sucesso. Em 2020, um jogo novo também foi lançado, chamado Crash Bandicoot 4: It’s About Time.
Devido ao avanço da tecnologia e ao poder gráfico dos consoles, cada vez mais os jogos realistas foram ganhando espaço e agradando aos jogadores, de modo que, hoje em dia, esses títulos citados acima foram perdendo espaço, principalmente com os jogadores de Playstation e Xbox. A Nintendo continua desenvolvendo esses exemplares, e o sucesso é garantido em seus videogames. Vale destacar também o sucesso enorme que a trilogia de Crash fez com os jogadores mais novos, além dos mais nostálgicos também.
Fica claro que ainda podemos nos aventurar por bastante tempo neste tão querido gênero dos games. Mas eu gostaria de que cada vez mais títulos de plataforma fossem lançados, e que, de certa forma, pudéssemos reviver o auge desses jogos.
Quais são seus jogos favoritos do gênero? Comente aqui com a gente.
Postar um comentário