Atualmente, quando se fala em filmes de super-heróis, principalmente os que são baseados em Histórias em Quadrinhos, a maior fatia do bolo divide-se entre os 2 maiores universos do ramo: a Marvel e a DC. Há 13 anos, as Editoras iniciaram o seu Universo Estendido quando a Marvel lançou o primeiro “Homem de Ferro” (2008) e a DC lançou “O Homem de Aço” (2013). Inegavelmente, ambas fizeram sucesso estrondoso, dominaram o mercado e acabaram ofuscando outras produções do mesmo ramo.

Mas, você sabia que há outras adaptações cinematográficas baseadas em HQs além da Marvel e da DC? Por serem de outras Editoras (muitas delas bem menores e até desconhecidas), essas produções não conseguiram brilhar tanto quanto as grandes rivais que hoje dominam o mercado. Alguns desses filmes até fizeram algum sucesso (ou não, dependendo do gosto do público e da crítica) e outros quase ninguém lembra. Porém, vários praticamente foram ofuscados pelo sucesso dos grandes arrasta quarteirões e, com o tempo, foram esquecidos (pelo menos a maioria).

Pois bem, o FÓRUM NERD lista abaixo algumas dessas adaptações cinematográficas de super-heróis baseadas em HQs de outras Editoras que não são nem da Marvel e nem da DC.


1) HELLBOY (2004, 2008 e 2019)

Hellboy é um personagem criado por Mike Mignola e publicado pela Editora Dark Horse Comics. Conta a história de um super herói que apareceu na época da 2ª Guerra Mundial quando Rasputin, um dos aliados dos nazistas, abriu um portal dimensional para invocar demônios usando técnicas do ocultismo. O ritual demoníaco não deu certo, mas, durante o tempo que o portal ficou aberto, um bebê com forma de demônio e com um braço de pedra passou para o lado de cá. Ele foi adotado por um bom professor e criado para lutar contra forças do mal. Rendeu 3 adaptações: 2 longas de 2004 e 2008, dirigidos por Guillermo del Toro (de “A forma da Água”, 2017) e estrelados por Ron Perlman (de “Caça às Bruxas”, 2011), e 1 reboot de 2019 estrelado por David Harbour (de “Stranger Things”, de 2016 até o presente).



2) SPAWN – O SOLDADO DO INFERNO (1997)

Distribuído pela Editora Image Comics, Spawn foi criado em 1992 por Todd McFarlane e teve algumas participações de roteiristas famosos, como Frank Miller (“Sin City”) e Alan Moore (“V de Vingança”). Conta a história de Al Simmons, um dos melhores agentes da CIA, que é traído e morto por seu chefe em uma armadilha. Simmons vai direto para o inferno, onde faz um pacto com o demônio Malebogia: ele poderia voltar à Terra rever sua esposa, Wanda, e poder se vingar, mas em troca, Simmons assumiria o manto de Spawn e lideraria o exército do demônio, ganhando vários super poderes. Teve uma adaptação em 1997, com Michael Jai White (de “O Lutador”, 2006) como Spawn. Recentemente, foi anunciado que um reboot de Spawn estaria em desenvolvimento, com Jamie Foxx (de “Django Livre”, 2012) no papel do personagem principal e Jeremy Renner (de “Vingadores: Ultimato”, 2019) no elenco, mas ainda não foi definida data certa de lançamento.



3) O FANTASMA (1996)

O Fantasma foi criado pelo roteirista Lee Falk e pelo desenhista Ray Moore. O personagem começou sendo publicado em jornais na década de 1930 e, nos anos seguintes, passou a ser publicada por várias Editoras, incluindo a DC Comics e a Marvel Comics. Atualmente, as HQs são publicadas pela Hermes Press e, no Brasil, pela Mythos Editora. Na trama, Christopher “Kit” Walker é o 21º sucessor (que passa de pai para filho) em uma linha de combatentes do crime que assume o manto do Fantasma para continuar o legado da família, que começou em 1536. Ele é um exímio atirador, tem reflexos rápidos, é mestre em luta e o apelido mais conhecido d`O fantasma é “o espírito que anda”. O Fantasma ganhou uma adaptação em 1996, com Billy Zane (de “Titanic”, 1997) estrelando o personagem título.



4) O SOMBRA (1994)

O Sombra foi criado por Walter B. Gibson (sob o pseudônimo Maxwell Grant), em 1930, originalmente transmitido em programas de rádio. Posteriormente, O Sombra começou a ser publicado em Revistas em Quadrinhos nos anos 1940, passando por várias Editoras, entre elas a DC Comics e a Dark Horse Comics. Atualmente, a licença do personagem pertence à Dynamite Entertainment, desde 2011. No Brasil, O Sombra foi publicado pelas Editoras EBAL e Abril (pela DC Comics), pela Mythos Editora e atualmente está com a Dynamite Entertainment. A HQ conta a história do milionário Lamont Cranston, um excelente atirador, mestre em artes marciais, disfarces e exímio controlador mental, que assume a identidade secreta sob o codinome O Sombra, para combater o crime nas ruas. A adaptação de 1994 teve o ator Alec Baldwin (de “Missão Impossível – Efeito Fallout”, 2018) no papel principal e foi dirigido por Russell Mulcahy (de “Highlander”, 1986).



5) O MÁSKARA (1994)

O Máskara foi criado por Mike Richardson em 1982 e é um personagem da Dark Horse Comics. Sua trajetória nos quadrinhos é bem mais sombria do que a versão apresentada no filme de 1994, estrelado pelo Jim Carrey (de “Todo Poderoso”, 2003) no papel principal. A ideia era adaptar O Máskara como uma história de terror e humor negro, tal como é visto nas HQs, mas os produtores chegaram à conclusão de que era melhor suavizar o personagem para as telas, removendo a violência dos quadrinhos e trazendo uma versão mais light e engraçada do personagem, para melhor aceitação do público. A história d`O Máskara nas HQs, diferentemente do filme, mostra uma máscara mágica de origem vudu (no longa de 1994, a origem da Máskara é Nórdica – remetendo ao deus Loki) que dá poderes ilimitados ao seu hospedeiro e afetando sua personalidade; a Máskara já foi “vestida” por várias pessoas, tornando-as perigosas, violentas e cruéis, mesmo que não fosse estas as intenções, pois a máscara remove as inibições sociais de quem o usa. Para despertar atenção do público, o personagem de Jim Carrey no filme de 1994 assume uma personalidade mais engraçada e menos violenta para combater o crime.



6) V DE VINGANÇA (2005)

V de Vingança é uma série de HQs criada por Alan Moore, desenhada por David Lloyd e Tony Weare. Publicada originalmente pela Editora Warrior (mas sem ser finalizada), V de Vingança foi republicada por completo pela Vertigo, da DC. No Brasil, a série em HQ foi publicada pela Editora Globo, pela Editora Via Lettera e, em 2006, ganhou uma edição especial colorida em Volume Único pela Editora Panini; em 2012, esta última edição foi relançada pela Editora Panini. A adaptação chegou em 2005, com Hugo Weaving (de “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, 2001), Natalie Portman (de “Thor”, 2011) e John Hurt (de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, 2001) no elenco; e a trama conta a história de uma Inglaterra futurista em um mundo alternativo, onde o país é dominado por Adam Sutler, líder de um partido totalitarista/fascista e o governo domina todas as esferas, inclusive a mídia. Diante deste cenário, surge uma pessoa que se levanta contra esse sistema, usando uma máscara no formato de Guy Fawkes (pessoa que participou da Conspiração da Pólvora na Inglaterra no Século XVII), sendo considerado como anarquista. Usando apenas o codinome V, ele inicia uma campanha para derrubar o governo totalitarista usando seu vasto conhecimento em combate e com recursos explosivos para tal. Para isso, V conta com a ajuda de Evey Hammond, uma aprendiz, e da população, que está cansada de se submeter ao regime fascista.



7) JUIZ DREDD (1995 e 2012)

Criado por John Wagner, Carlos Ezquerra e Paul Mills, Juiz Dredd é publicado pela revista britânica 2000 AD desde 1977, sendo produzida pela Editora americana IDW a partir de 2013 e, no Brasil, a publicação pelas HQs é feita pela Editora Mythos. Em um futuro distópico, no século 22, a metrópole Mega City One se tornou superpopulosa e ultraviolenta; com isso, aumentou a falta de recursos, o desemprego e a violência. Para dar conta de lidar com o crime desenfreado nessas metrópoles, foi criado os “Juízes de Rua”, oficiais da lei que acumulam os cargos de polícia, juiz, júri, executor e possuem a autoridade para acusar prender, apreender, julgar, sentenciar e até para executar criminosos. O juiz mais conhecido, mais letal e mais eficiente é o Juiz Joseph Dredd, que trabalha ao lado de outros juízes e nunca mostra seu rosto, sempre usando seu capacete. Juiz Dredd ganhou 2 adaptações cinematográficas: a primeira em 1995, com Sylvester Stallone (de “Rota de Fuga”, 2013) e a segunda em 2012, com Karl Urban (de “A Batalha de Riddick”, 2004).



8) O CORVO (1994)

O Corvo foi criado por James O’Barr e foi publicado pela primeira vez pela Editora Caliber Comics em 1989. Ao longo dos anos 90 e início dos anos 2000, a HQ passou pela Image Comics e por outras Editoras até que começou a ser publicada pela Publicação IDW a partir de 2012. Conta a história de Eric Draven, um músico de rock que é morto por uma gangue e sua noiva é estuprada e também morta. Mais tarde, Eric é ressuscitado por um corvo e vai atrás de vingança contra aqueles que mataram ele e sua noiva. Ganhou uma adaptação em 1994, com Brandon Lee (de “Massacre no Bairro Japonês”, 1991) – filho de Bruce Lee – no papel principal e foi seu último filme, morrendo em decorrência de um tiro acidental durante as filmagens deste filme.



9) THE OLD GUARD (2020)

A HQ The Old Guard foi criada por Greg Rucka e Leandro Fernandez e é lançada pela Editora Image Comics desde 2017. A história gira em torno de um grupo de guerreiros imortais, com poderes de cura regenerativa e são liderados por Andy (Andrômaca) – a mais velha. O grupo trabalha como mercenários e usam suas técnicas de combate e poder de imortalidade para ajudar pessoas e influenciar eventos para o bem da humanidade. A HQ ganhou uma adaptação na Netflix em 2020, com Charlize Theron (de “Uma Saída de Mestre”, 2003) no elenco e a sequência já está confirmada, cujas filmagens devem começar em 2022.



10) A LIGA EXTRAORDINÁRIA (2003)

A série de HQs foi criada por Alan Moore e Kevin O’Neil em 1999 e atualmente são publicadas pela Top Shelf Productions e Knockabout Comics nos EUA e no Reino Unido, respectivamente; com reimpressões pela Vertigo e pela ABC também. No Brasil, a HQ já foi lançada pelas Editoras Devir, Panini e Pandora Books. A Liga Extraordinária conta a história de pessoas com características específicas que se juntam para formar uma equipe de agentes para defender a Inglaterra Vitoriana no final do Século XIX. Entre eles, podemos encontrar personagens clássicos da literatura, como Allan Quatermain, Capitão Nemo, Mina Harker, Henry Jeckyll e Edward Hyde, que enfrentam vilões da Grã-Bretanha – inclusive até mesmo com James Moriarty, inimigo clássico do detetive Sherlock Holmes. A HQ foi adaptada em 2003, com Sean Connery (de “A Rocha”, 1996) no papel de Allan Quatermain.



11) O DOUTRINADOR (2018)

Uma história em quadrinhos brasileira. Criada por Luciano Cunha, esta HQ nacional é publicada pela Redbox Editora, que lançou o primeiro volume encadernado em 2014. O Doutrinador é Miguel, um vigilante e ex-agente federal altamente treinado e perito em armas que se revolta contra empresários e políticos corruptos depois de sofrer uma tragédia pessoal e decide fazer justiça com as próprias mãos. Ele persegue e mata políticos corruptos que enriquecem às custas da miséria e do povo brasileiro. A HQ ganhou uma adaptação em 2018.



12) O BESOURO VERDE (2011)

O Besouro Verde foi criado por George W. Trendle e Fran Striker em 1936 e atualmente é publicada pela Editora Dynamite Entertainment, que anunciou a autorização para produzir novas histórias em 2009. A HQ conta a história de Britt Reid, um milionário dono do jornal “O Sentinela Diária”, em Los Angeles, que herda o jornal e a fortuna depois que o pai falece. Britt se junta a Kato, um mestre das artes marciais e um engenhoso inventor, e ambos decidem combater o crime, sob a identidade do Besouro Verde. Em 2011, foi lançado a adaptação da HQ, com Seth Rogen (de “A Entrevista”, 2014) no papel do herói, e o elenco conta com Cameron Diaz (de “Gangues de Nova York”, 2002), Christoph Waltz (de “Bastardos Inglórios”, 2009), David Harbour (de “Resgate”, 2020) e Tom Wilkinson (de “O Patriota”, 2000).



13) THE SPIRIT – O FILME (2008)

Criado pelo cartunista Will Eisner, The Spirit foi publicado em junho de 1940 no suplemento dominical de 16 páginas e distribuído para 20 jornais pelo Register and Tribune Syndicate. Entre as décadas de 1960 e 2000, The Spirit passou por várias Editoras até que, em 2015, a Editora Dynamite Entertainment obteve os direitos para publicar a HQ. No Brasil, foi publicado pelas Editoras L&PM, NG, Abril, Metal Pesado, Acme e Panini Comics. Foi lançada uma adaptação cinematográfica em 2008, com Samuel L. Jackson (de “Os 8 Odiados”, 2015) e Scarlett Johansson (de “Viúva Negra”, 2021) no elenco, e conta a história de Denny Colt, um investigador da polícia de Central City que foi dado como morto, mas retorna do mundo dos mortos com o codinome The Spirit para combater o crime.

 

 

14) AS TARTARUGAS NINJAS (1990, 1991, 1993, 2014 e 2016)

As Tartarugas Ninjas foram criadas por Kevin Eastman e Peter Laird e começaram a ser publicadas pela Editora Mirage Comics em 1984. Em 1996, passou a ser publicada pela Editora Image Comics e, em 2011, a Editora IDW Publishing adquiriu a licença das revistas em quadrinhos. A HQ conta a história de 4 tartarugas antropomórficas que foram treinadas pelo mestre Splinter, um rato sensei antropomórfico, que lhes ensinou a arte do ninjutsu; e cada tartaruga recebeu o nome de um artista italiano do Renascimento: Michelangelo, Raphael, Donatello e Leonardo. Os 5 heróis moram nos esgotos de Nova York para se esconder da sociedade e combatem o crime, cujo principal arqui-inimigo é o Destruidor, líder de um grupo criminoso denominado Foot Clan. Ganhou 5 adaptações: 1 trilogia nos anos 1990 e, posteriormente, ganhou um reboot de 2 filmes em 2014 e 2016.

 

 


BÔNUS – Filmes de super-heróis que não são baseados em HQs, mas merecem menção na lista:


1) HANCOCK (2008)

Hancock foi originalmente escrito por Vincent Ngo e Vince Gilligan em 1996, mas o roteiro só conseguiu ser rodado em 2007. Estrelado por Will Smith (de “Aladdin”, 2019) e Charlize Theron (de O Advogado do Diabo”, 1997), o filme conta a história de John Hancock, um super-herói vigilante sem-teto em Los Angeles, que tem super força e capacidade de voar, mas é imprudente e tem uma péssima reputação, além de ter problemas com bebidas. Sua oportunidade de mudar chega quando ele salva Ray Embrey, um agente publicitário de relações públicas e este se oferece para ajudar Hancock a melhorar a imagem pública perante a sociedade, tornando-o um herói mais respeitado.

 

 

2) HERÓIS (2009)

Estrelado por Camille Belle (de “Quando um estranho chama”, 2006), Chris Evans (de “Capitão América: O Primeiro Vingador”, 2011), Dakota Fanning (de “Chamas da Vingança”, 2004) e Djimon Hounson (de “Diamante de Sangue”, 2006), Heróis conta a história uma telepata que rouba uma substância secreta de uma agência do governo dos EUA, denominada Divisão, e pede ajuda de 2 outros jovens com poderes de clarividência e telecinésia, pois o governo quer recuperar o frasco. Em meio à tudo isso, um outro grupo, também com poderes paranormais, está no encalço querendo se apoderar do frasco antes do governo, colocando a vida dos jovens heróis em perigo.

 

 

3) HERÓIS MUITO LOUCOS (1999)

Com uma pegada mais voltada à comédia, Heróis Muito Loucos conta a história de um grupo de pessoas normais que se junta para combater o vilão Casanova Frankenstein depois que ele sequestra o super-herói de Champion City, Capitão Incrível. Absurdamente meio fora do rumo, os incríveis heróis têm poderes estranhos e são totalmente descontrolados, mas são a última esperança da cidade. O filme tem no elenco os atores Hank Azaria (de “Os Smurfs”, 2011), William H. Macy (de “Jurassic Park 3”, 2001), Ben Stiller (de “Com a Bola Toda”, 2004), Greg Kinnear (de “Melhor é Impossível”, 1997), Wes Studi (de “O Último dos Moicanos”, 1992) e Geoffrey Rush (de “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra”, 2003).

 

 

4) DARKMAN  VINGANÇA SEM ROSTO (1990)

Criado pelo mestre Sam Raimi (de “Homem-Aranha”, 2002), Darkman – Vingança Sem Rosto conta a história de Westlake, um cientista que estava desenvolvendo uma pele sintética, mas estava enfrentando o problema da durabilidade de apenas 99 minutos quando exposta à luz. Após o laboratório ser invadido e explodido por criminosos, Westlake é dado como morto, mas sobrevive, embora tenha boa parte de seu rosto e mãos bem mutilados pelas queimaduras. Sob a identidade de Darkman, um sombrio herói, o cientista descobre que ganha força ampliada por disparos de adrenalina graças ao rompimento do nervo na área do tálamo, que os médicos tiveram que cortar, além dele ficar imune à dor. Usando seu invento de pele sintética, que lhe dá a possibilidade de assumir a identidade de qualquer pessoa, Westlake sai em busca de vingança contra aqueles que explodiram seu laboratório e o deixaram desfigurado. O astro Liam Neeson (de “Busca Implacável”, 2008) assume o manto do super-herói.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem