Após tantos adiamentos por conta da pandemia o mundo finalmente verá os filmes da Marvel Studios Eternos e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, porém ao que parece nem todos no planeta terão a mesma oportunidade.

Um novo relatório da Mídia Estatal Chinesa revelou que os dois filmes podem acabar não sendo aprovados na China. Esse novo relatório feito pela CCTV6 China Movie Channel contém uma lista das datas de lançamento de filmes americanos para oito de dez títulos programados, deixando de fora os filmes Eternos e Shang-Chi. A omissão pode parecer pequena, porém na verdade o canal está sob a jurisdição do departamento de propaganda da China, que tem a palavra final sobre as aprovações de filmes no país.

Ainda que não se tenha nada confirmado sobre o real motivo do bloqueio dos filmes, pode haver uma razão para isso: Ambos os filmes têm uma conexão direta com a China.

Shang-Chi trará o primeiro herói asiático da Marvel, interpretado pelo chinês Simu Liu, ao lado de Tony Leung Chiu-wai e Michelle Yeoh, nomes conhecidos na China. Já Eternos é o primeiro da Marvel dirigido por uma mulher de cor - Chloé Zhao (Nomadland), nascida na China e ganhadora do Oscar.

O maior problema seria em relação a Eternos, devido à posição de Zhao como uma "pessoa não grata a China", tanto que o nome e as realizações de Zhao foram apagados de grande parte da web chinesa, como seus Oscars por Nomadland, filme que também teve a estreia cancelada no país sem nenhum motivo revelado.

Shang-Chi é alvo de reclamações nacionalistas causadas principalmente pelo personagem Fu Manchu, o vilão dos quadrinhos originais que acabou sendo o pai de Shang-Chi. O personagem que foi visto ao longo dos anos como uma personificação do estereótipo "Perigo Amarelo" e foi retirado do novo filme para distanciá-lo dessas conotações racistas. Ele foi remodelado como Wenwu, O Mandarim, interpretado pela lenda da atuação de Tony Leung, porém muitos na China não sabem que o filme reinventou o personagem de Fu Manchu.

O próprio jornal oficial da Liga da Juventude Comunista China Youth Daily se pronunciou sobre o personagem em 2019.

Embora 'o mandarim' não seja a mesma pessoa que Fu Manchu, ainda está sob a sombra de 'Fu Manchu'. Mesmo apenas o anúncio dos personagens causou grande controvérsia na China. A Marvel quer que 'Shang-Chi ganhe dinheiro com o público global ... [mas] enfrenta um grande desafio. O próprio filme decidirá se terminará em lágrimas ou risos.

Essa semana alguns usuários do Weibo também se pronunciaram sobre o personagem:

Então você muda o nome e não é mais Fu Manchu? O mandarim é inerentemente um personagem que denigre a imagem do povo chinês. Espero que a China Films e as [autoridades de censura] não sejam compradas por isso; esse tipo de filme não é digno de vir para a China para ganhar dinheiro conosco enquanto nos chama de tolos.

Outra das reclamações se referem a representação asiática no filme, pois muitos comentaristas online criticaram Liu e Awkwafina por não atenderem aos padrões típicos de beleza chinesa ideal de queixo fino, nariz alto, pele clara e pálpebras duplas. Alguns até alegaram que a Marvel os escolheu para os papéis principais porque o estúdio "discrimina a aparência do povo chinês".

Os estrangeiros adoram escalar deliberadamente atores asiáticos com olhos estranhos! Existem muitos atores na China e na Ásia com olhos grandes e características proeminentes.

Por último, muitos comentaristas de China, Taiwan e Hong Kong alegam que a reação o pôster e trailer do filme oferece uma visão "bastante estereotipada" do povo e da cultura chinesa: repleto de de kung-fu, lanternas chinesas e a cor vermelha.

São personagens criados exclusivamente com o propósito de ganhar uma fatia do grande bolo que é a enorme bilheteria da China - não há alma neles! A mistura de elementos asiáticos no filme é ininteligível.

Após todas essas declarações, o ator Simu Liu, nascido na cidade de Harbin, no norte da China, se pronunciou a respeito das críticas com uma mensagem de vídeo postada no Weibo no final do mês passado em mandarim.

Para todas as outras pessoas que estão sinceramente esperando que falharemos, não tenho nada a dizer a vocês. Apenas espere e veja.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é dirigido por Destin Daniel Cretton e foi escrito por David Callaham. Confira a sinopse do filme abaixo:

"Shang-Chi deve confrontar o passado que ele acreditava ter deixado para trás quando ele é atraído para a rede de mistérios da organização Dez Anéis."

Shang-Chi será interpretado pelo ator Simu Liu enquanto o vilão do filme, o Mandarim, será vivido pelo Tony Leung. O filme trará outros personagens do núcleo do herói, tais como Katy (Awkwafina), Xialing (Meng’er Zhang), Jiang Nan (Michelle Yeoh), Jon Jon (Ronny Chieng), Jiang Li (Fala Chen) e o vilão Punho de Navalha (Florian Munteanu).

O longa está previsto para chegar ao Brasil em 2 de setembro de 2021.

Postagem Anterior Próxima Postagem