Quando surgiu a ideia de fazermos outros tipos de matérias além das habituais reviews, eu apoiei totalmente, especialmente porque para qualquer site prosperar é necessária uma diversificação nos temas e nas formas de apresentar um texto. Porém, quando me ofereci para ser o primeiro a escrever tal matéria, fui tomado por uma dúvida: sobre o que escreverei ?
Após ter muitas ideias pouco satisfatórias, fui assistir à série Brooklyn Nine Nine e no episódio em questão o tema era sobre a importância da união, apesar das diferenças entre cada protagonista e foi isso que me inspirou a escrever este texto. Eu poderia fazer uma matéria analítica cheia de dados e referências, mas optei por fazer esta lista porque percebi que para um começo era necessário agradecermos por aquilo que une todos nós do Fórum Nerd desde os comentaristas até os sócios e isso é o amor pelo cinema.
Tendo isso em mente, eu elaborei uma lista dos cinco filmes que despertaram o meu amor pela sétima arte quando criança. O texto é sobre isso, uma infância cinéfila. Então, vamos lá:
1- Shrek 2
Shrek 2 foi o primeiro filme que assisti nos cinemas, na época eu tinha 6 anos de idade e desconhecia totalmente o que era uma sala de cinema. O filme permanece como um dos meus favoritos até hoje e sempre ficou na minha memória por suas cenas marcantes tais como a invasão do castelo, a cena do jantar e do caminho para Tão Tão Distante como o Burro perguntando toda hora se tinham chegado. Revendo ele recentemente, percebi as muitas piadas e referências que na época, eu não tinha conhecimento ou maturidade para sacar. Foi o meu pontapé inicial para a vida cinéfila e não poderia ter sido melhor.
2- A Múmia
A Múmia foi responsável por me introduzir aos filmes de ação com monstros e apesar de não tê-lo visto nos cinemas, foi um dos que mais aluguei na locadora de vídeo a ponto da dona do lugar chegar a me dizer: Meu Deus, vai levar esse de novo ? Sempre achei fascinante a mitologia egípcia e apesar de estar ciente de que é uma ficção hoje em dia, minha mente infantil ficou encantada com toda a ideia de maldições e faraós. Esse filme tem muitas cenas que considero especiais, a começar pela famosa cena tempestade de areia com o rosto da múmia, como também a introdução marcante da história de Imhotep. Lançado há mais de 20 anos, a película envelheceu muito bem em todos os aspectos e ainda é referência em filmes de aventura.
3- Vida de Inseto
Muitas pessoas consideram Toy Story como a sua porta de entrada para o mundo da Pixar, mas a minha foi Vida de Inseto. Esse é outro exemplar que aluguei inúmeras vezes na locadora e sempre que posso o revejo. Passei a valorizar mais esse filme depois que comecei a ter aulas de história e sociologia na escola onde tive contato com tópicos que me fizerem perceber as muitas mensagens da obra. Uma cena em particular ficou presa na minha mente, nela o vilão Hopper mata friamente três de seus gafanhotos por questionarem sua liderança e faz um discurso muito realista no qual admite que explora as formigas por meio do medo, mas que elas são maioria e quando perceberem isso, eles não terão mais vez por lá.
4- Quarteto Fantástico
Quase todos aqui no blog são fãs dos filmes de herói e mesmo que eu me considere Dcnauta, meu primeiro contato com super heróis no cinema foi com Quarteto Fantástico da Marvel. Lembro claramente do dia em que fui assistir esse filme, minha tia e eu tiramos fotos no banner do filme e comprarmos o combo especial do Kinoplex. Quando acabou a sessão, lembro que pedi à ela para vermos novamente, pois eu adorei toda a história. Guardo um carinho especial por esta versão do Quarteto por serem responsáveis por um dos filmes mais divertidos que assisti na época, tanto que comprei o DVD depois e o tenho guardado até hoje. Revendo atualmente, ainda acho divertido, mesmo com alguns tropeços.
5- Van Helsing
A Múmia foi o filme que me introduziu às aventuras com monstros, mas foi Van Helsing que solidificou esse amor. Na época, eu achava esse filme um dos mais geniais já feitos. Adora as cenas de ação, o design dos vampiros e lobisomens, a trilha sonora e a química do casal principal interpretado por Hugh Jackman e Kate Beckensale. Porém, essa película marcou minha infância por seu final trágico, nunca antes eu tinha assistido um filme onde os mocinhos não se davam totalmente bem no final e isso me deixou muito irritado. Eu ficava esperando algo que mudasse o destino mostrado ali, mas nunca veio. Essa foi uma das lições mais importantes que aprendi na época e me fez compreender outras obras com tal característica no futuro. Atualmente, eu ainda gosto do filme, mas reconheço que tem defeitos que o eu de hoje não consegue ignorar.
Bom, essa foi a lista pessoal. Deixe seus comentários abaixo e faça seu próprio top 5 dos filmes que curtiram nos tempos de criança. O propósito dessa matéria é iniciar um diálogo entre todos os comentaristas, se você está lendo isso e é novo aqui, comente também, o objetivo é fazer todos os leitores de agora ou futuros interagirem. Então, não quero ver comentários do tipo: “Bom texto, amigo”. Falem e conversem bastante uns com os outros.
Até o próximo texto.
Publicado por: Matheus Eira.
Postar um comentário