Quem não gosta de uma boa e velha tirinha? Bom, como em todos os subgêneros da  9ª arte, nós temos nossos favoritos pessoais e estou aqui para dividir os meus com vocês, ou seja, essa lista não é feita necessariamente pelas melhores tirinhas, mas sim as que eu mais gosto, sem mais delongas, vamos a lista:

5- Asterix


Asterix não tem lá grandes grandes coisas a ser comentadas, apenas que é de fato uma das HQs mais influentes de todos os tempos, traz diversas aventuras de qualidade, podendo até mesmo ser comparada às fases de Carl Barks e Don Rosa escrevendo Tio Patinhas e Pato Donald, apesar de adorar as tiras, Asterix e Obelix não estavam entre meus preferidos na infância, por isso a posição "baixa" na lista (se é que quinto lugar em uma lista de melhores de todos os tempos é algo baixo).

4- Tintin


Alguns tiveram Sherlock Holmes, outros tiveram James Bond, vários também tiveram Indiana Jones, mas alguns jovens felizes tiveram Tintin. Apesar da qualidade baixa dos primeiros álbuns a série Tintin cresceu muito com o passar do tempo, o clima de aventura e investigação é comparável às outras franquias citadas. A infelizmente falha com seu protagonista, ele não é um personagem muito marcante ou memorável por outro motivo fora ser o personagem título, em compensação os outros personagens, os arcos de história e uma boa acabam compensando isto.

3- Mafalda


Apesar de ser meio desconhecida fora da América Latina, Mafalda de Quino é uma grande tira, os comentários sobre os acontecimentos políticos da época continuam bastante atuais e relevantes, mas nem tudo é flores, Mafalda tem tantas dessas críticas que o leitor fica de saco cheio em algum momento; apesar disso a medalha de bronze dessa lista ainda vai pra ela.

2- Peanuts


Peanuts é provavelmente a tira mais influente da história, e isso é completamente compreensível, personagens marcantes, histórias engraçadas e uma arte agradável, mesmo nos primeiros anos da tira, provam isso. Mas olhando para trás é perceptível que a tira durou tempo demais, até literalmente a morte do criador Charles M. Schultz, algumas piadas recorrentes acabam cansando, mas nada que realmente tire o brilho da tira.

Menção Honrosa: Turma da Mônica


Todo bom brasileiro já leu Turma da Mônica, porém lendo as tiras e revistas hoje elas são um pouco infantis demais (a linha Graphic MSP não sofre desse problema, mas não é uma tirinha) ainda assim, uma menção é válida pela importância pro mercado brasileiro.

1- Calvin & Haroldo


O primeiro lugar não poderia ser outro, Calvin & Haroldo é um exemplo que toda tirinha deveria seguir, Bill Watterson entendeu perfeitamente o espírito de seu produto, sempre trazia situações diferentes, nunca deixando a tira ficar repetitiva como Peanuts e Mafalda, ele também entendeu quando Calvin & Haroldo chegou em seu auge e finalizou a tira. Além de tudo isso ele nos traz uma arte linda e personagens cativantes (penso que Calvin tinha tudo para ser irritante).

Conclusão 

Bom, essa foi a lista pessoal. Deixe seus comentários abaixo e faça seu próprio top 5 das suas tirinhas favoritas. O propósito dessa matéria é iniciar um diálogo entre todos os comentaristas, pois é isso que nos motiva a continuar escrevendo, se você está lendo isso e é novo aqui, comente também, o objetivo é fazer todos os leitores de agora ou futuros interagirem. Então, não quero ver comentários do tipo: “Bom texto, amigo”. Falem e conversem bastante uns com os outros.

Até o próximo texto.

Publicado por: Johnny White

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem